Você sabia que existem hábitos e substâncias que podem cortar o efeito do seu anticoncepcional? Vem entender melhor e aumente a sua proteção!
Aqui, falaremos da pílula anticoncepcional, o remédio que se toma para evitar a gestação. Vamos entender juntos o que pode interferir no efeito contraceptivo.
Alguns hábitos, medicamentos ou uso inadequado podem comprometer a eficácia da prevenção da gestação, e por isso, oferecem um risco à quem toma.
Os remédios antibióticos, por exemplo, interferem na concentração de hormônios no corpo, e por isso, podem afetar a eficácia da prevenção.
Vômitos e diarreias reduzem a eficácia dos anticoncepcionais, pois interfere na capacidade do sistema digestivo em absorver os hormônios presentes na pílula.
Outros distúrbios gastrointestinais também têm a capacidade de cortar o efeito da pílula ao interferir na absorção dos componentes da mesma.
O consumo excessivo de álcool interfere no metabolismo dos hormônios contraceptivos, podendo reduzir sua concentração e efetividade.
Errar o horário de tomar a pílula, ou esquecer completamente da dose diminuem sua eficácia significativamente.
Leia mais sobre os elementos que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional, e como tomá-la corretamente no Universo Salon Line.