Guia com os produtos básicos para iniciar uma rotina de skin care
- 8 de novembro de 2019
- 12:29
Felizmente, os cuidados com a pele tem ganhado cada vez mais adeptos – tanto homens, quanto mulheres. Afinal, quem diria não para uma cútis lisinha, sem manchas e bem natural? O maior órgão do corpo merece muita atenção, já que fica exposto ao sol, frio, tempo seco, umidade, poluição, além de estar vulnerável também ao estresse, insônia, radicais livres, problemas hormonais e tudo mais.
Se você quer começar uma rotina de skin care mas não sabe por onde começar, saiba que não é tão difícil quanto parece. Por mais que os produtos disponíveis sejam muitos, você precisa apenas do básico para manter a saúde e viçosidade da pele em dia, além do acompanhamento com um profissional dermatologista. As visitas regulares vão garantir que você está aplicando o tratamento adequado para as suas necessidades. Confira quais os produtos básicos necessários para começar uma rotina de skin care:
Loção ou sabonete de limpeza
A tarefa mais importante de todas também é a primeira. O primeiro passo para ter uma cútis saudável é mantê-la limpa e livre de impurezas. O ideal é realizá-la duas vezes por dia – uma ao acordar e outra antes de dormir -, com um produto apropriado para as suas necessidades. Observe se a sua pele é oleosa, seca ou mista para escolher o mais indicado.
A dica é aplicar o produto com movimentos circulares, removê-la completamente sem deixar resquícios durante o enxágue e secar o rosto com uma toalha macia de algodão, sem esfregar.
Tônico
Muitas vezes negligenciado, o tônico faz parte da santíssima trindade do cuidado com a derme, junto com a limpeza e a hidratação. Ele potencializa a ação da limpeza e controla o pH da área aplicada. Ele também garante a proteção contra a acidez que pode provocar a acne, inflamações e o estímulo aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, além de ser responsável por uma pele mais luminosa.
Na hora de escolher o melhor produto, fique atenta aos ativos da composição: para peles normais ou secas, escolha produtos com ativos hidratantes e descongestionantes. Para tratar a oleosidade e a acne, prefira as ações bactericidas, anti-inflamatória e refrescante.
Hidratante
Ao contrário do que se pensa, a hidratação é essencial para todos os tipos de cútis, inclusive para as que sofrem com a oleosidade. Mais uma vez, observe como as glândulas sebáceas do rosto trabalham: para as ressecadas, aposte em hidratantes ricos em óleos e com ativos de nutrição, como manteigas, por exemplo. As fórmulas com efeito antissinais também são recomendadas. Já para as oleosas, a hidratação é ainda mais indicada, já que sem ela, as glândulas sebáceas entendem que precisam fabricar mais óleos. Aposte em fórmulas à base de água.
Na hora de aplicar o hidratante, capriche na massagem de movimentos leves! Ela ativa a circulação e ajuda na penetração da água nos poros.
Esfoliantes
Pelo menos uma vez por semana, esfolie o rosto e o corpo. A esfoliação é responsável por retirar as células mortas, impurezas e abrem caminho para os ativos dos demais produtos agirem na pele. A boa notícia é que você pode investir em esfoliantes físicos, químicos ou caseiros. Para garantir a escolha do produto correto, pergunte ao dermatologista.
Máscaras
Nada mais relaxante do que cuidar da beleza, certo? Existe uma infinidade de máscaras faciais disponíveis, com diversos benefícios para a pele. As mais democráticas são as de argila e as caseiras, que possuem benefícios para todos os tipos de derme. Você pode realizar um ritual ao aplicá-las – para isso, reserve um tempo da semana para ficar um tempo com elas no rosto. Afinal, cuidar da pele faz parte de todo um autocuidado.
Investindo nesses produtos e etapas, você garante uma pele linda, viçosa e saudável! Potencialize os cuidados consultando um dermatologista regularmente, e aproveite e confira essas dicas que vão te ajudar a reduzir o tempo na rotina de skincare!