Espinhas na gravidez: Cuidados com acne gestacional
- 23 de fevereiro de 2022
- 17:11
Durante a gravidez é muito comum a pele da gestante desenvolver excesso de oleosidade, acnes e espinhas. Isso acontece por conta da progesterona, hormônio que passa a ser produzido em uma quantidade maior que o normal nos três primeiros meses de gestação.
Por esse excesso de produção hormonal, as espinhas na gravidez surgem e permanecem até que esse estado se normalize, o que geralmente acontece após o quarto mês de gestação.
Se você está passando por esse momento ou conhece alguém que esteja, fique tranquila que vamos dar dicas de como tratar e evitar acnes e espinhas nesse período. Continue lendo para saber mais.
O que é acne gestacional?
Acne gestacional são lesões na pele que costumam aparecer durante a gravidez – ela geralmente é causada por distúrbios hormonais no primeiro trimestre da gestação. Nem todas passam por essa alteração, esse fator é totalmente imprevisível e pode aparecer em peles que nunca sofreram com a oleosidade excessiva ou a aparição de acne. Mas, não é nada preocupante e costuma ser temporário.
O que causa acnes e espinhas na gravidez?
Durante a gravidez é muito comum ocorrerem mudanças hormonais no corpo da mulher. Os níveis de estrogênio e progesterona, ao longo de uma gestação, podem ser de dez a trinta vezes maiores que o normal, o que influencia no aspecto do cabelo e da pele, dando espaço para as acnes e espinhas.
Essa produção maior de hormônios também pode alterar a imunidade, a circulação sanguínea e o metabolismo do corpo, o que também justifica outras diversas alterações na aparência da pele, como inflamações, manchas, alergias, entre outras.
Como tratar a acne na gravidez?
Antes de iniciar qualquer tratamento antiacne durante o período gestacional é indicado falar com seu médico obstetra e dermatologista, já que não são todos os cosméticos e dermocosméticos que são indicados para gestantes e lactante – alguns ácidos presentes em linhas para peles acneicas ou com manchas devem ser evitados.
Para tratar a pele com acne na gravidez, basicamente, será necessário seguir regramento uma rotina skincare, que consiste em higienizar o rosto, tonificar, hidratar e fotoproteger.
Use formulações para pele oleosa e que promovam um efeito matificado, assim a derme ficará sequinha por mais tempo e sem excesso de brilho.
Como evitar as espinhas na gravidez?
As espinhas no rosto podem surgir em vários momentos da gestação: no início, após alguns meses de gestação, ao longo dos nove meses ou até mesmo não aparecerem. Não existe uma regra sobre isso, cada organismo se comporta de uma maneira.
Na dúvida, separamos algumas dicas que vão ajudar a manter as espinhas na gravidez controladas, confira:
Limpe a pele 2 vezes ao dia
Higienizar a pele corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, pode evitar que a oleosidade excessiva desenvolva lesões na face, como cravos e espinhas;
Use produtos oil free
Aposte em um protetor solar ou cremes hidratantes com fórmulas oil free (livre de óleo), isso vai contribuir para a redução da oleosidade e a diminuir o efeito engordurado na pele.
Invista: o Sabonete Líquido Facial Tiye Hidrata & Matifica promove limpeza profunda e remove as impurezas da pele sem ressecar. Sua fórmula contém ácido hialurônico e vitamina B5, ativos com alto poder de hidratação, além do ácido salicílico, que auxilia no controle da oleosidade, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas no rosto.
Remova toda a maquiagem
Não é indicado usar maquiagem em excesso durante a gravidez, mas, caso a vontade seja grande, tudo bem, mas, é essencial remover corretamente para evitar o acúmulo de resíduos e a obstrução dos poros da pele.
Invista: a Água Micelar Tiye Hidrata & Matifica é uma solução de limpeza facial desenvolvida para remover a maquiagem e as impurezas do rosto, olhos e lábios sem agredir. Sua fórmula 5 em 1 limpa, demaquila, matifica, remove o excesso de oleosidade e hidrata a pele graças ao ácido hialurônico e a Vitamina B5.
Evite a exposição solar prolongada
A radiação UV pode acelerar a formação de espinhas na pele, por isso evite a exposição direta e prolongada. O ideal é aproveitar o sol até às 10:00 da manhã e após às 16:00.
Não consuma alimentos inflamatórios
Evite consumir leite, doces, carboidratos e frituras no período da gestação, esses alimentos podem contribuir para o aumento da oleosidade e, consequentemente, a aparição de acnes e espinhas.
Salon Line Recomenda: Kit Antiacne
O Kit Antiacne da linha Tiye Salon Line é uma rotina de tratamento completa para peles oleosas e acneicas. Ela higieniza, tonifica, hidrata e trata a pele de forma gradativa. Além disso, os produtos compõem todas as etapas de uma rotina skincare antiacne, garantindo uma pele matificada, com controle da oleosidade e livre de lesões. O kit contém:
- 1 Sabonete Líquido com ação Antioleosidade;
- 1 Tônico Facial Purificante da linha Tiye Hidrata e Matifica;
- 1 Sérum Facial Antiacne da linha Tiye Expert.
O que achou das dicas? O mais importante neste momento é aproveitar a gravidez ao máximo e evitar se comparar com outras mães, afinal, cada organismo reage de maneira diferente durante a gestação. Relaxe, cuide-se e, se possível, coloque as dicas em prática, mas não se cobre tanto, ok!?