Tingir e descolorir: diferença e cuidados de cada uma dessas técnicas
- 4 de junho de 2019
- 11:10
- Tayla Pinotti
As palavras tingir e descolorir quase sempre andam juntas, pois ambas estão relacionadas à mudanças na tonalidade natural dos fios. No entanto, elas não significam a mesma coisa!
Tingir é o ato ou efeito de tingir, colorir algo. Já descolorir é o oposto, já que a palavra significa perder a cor, descorar, tirar a cor, desbotar.
Saiba mais sobre cada um desses processos abaixo e os cuidados necessários para cada uma dessas técnicas.
Tingir o cabelo
No universo capilar, tingir se refere ao ato de aplicar uma coloração nos fios, que pode ser uma tinta de cabelo ou um tonalizante.
A coloração das tinturas de cabelo modifica toda a estrutura capilar, por dentro e por fora, mudando a cor de forma permanente. Isso acontece porque esse produto contém amônia na fórmula, um componente químico que abre as cutículas dos fios, permitindo que a coloração entre com mais facilidade nos fios.
Apesar de ser considerada uma “vilã”, a amônia, por outro lado, é fundamental para deixar a cor viva nos fios por muito mais tempo, sendo a opção preferida de muitas mulheres justamente por este motivo.
É possível alcançar até três tons abaixo da cor natural dos fios usando apenas a coloração permanente.
Já o tonalizante funciona como uma tintura semipermanente. Pode ser considerada uma “maquiagem para o cabelo”, pois deposita os pigmentos apenas na parte externa dos fios.
É uma opção menos agressiva, já que não leva amônia em sua composição, mas, por outro lado, as cores normalmente são mais suaves e costumam sair depois de algumas lavagens.
O resultado da aplicação do tonalizante nos fios é delicado, sendo que o tom final vai sempre ser uma combinação entre a cor do seu cabelo natural (ou a cor da última tintura aplicada) e a cor do tonalizante escolhido para aplicação.
Cuidados necessários para cabelos coloridos
Para que suas madeixas não fiquem fracas e quebradiças após receber algum tipo de coloração, é importante hidratar, nutrir e reconstruir os fios.
Uma dica é evitar lavar o cabelo com a água muito quente e, sempre que possível, optar pela água fria, pois ela ajuda a selar as cutículas e a manter a cor por mais tempo. Além disso, o ideal para quem tem cabelos coloridos é evitar a lavagem diária.
Aposte em produtos específicos para cabelos com tintura, pois eles evitam a oxidação da cor.
Descolorir o cabelo
A descoloração é o procedimento químico que implica em retirar o pigmento natural dos cabelos por meio da oxidação dos fios, processo que acontece pela junção da água oxigenada e um agente descolorante – geralmente um pózinho branco encontrado nas perfumarias.
Como mencionado acima, a coloração permite alcançar até três tons abaixo da cor natural dos fios, o que significa que, para deixar o cabelo mais claro do que isso, é preciso descolorir.
A descoloração é necessária para quem pretende ficar com os fios loiros ou para quem pretende pintar os fios de uma cor que necessita de um fundo claro – como o ruivo, por exemplo.
Esse é um procedimento delicado e, portanto, é preciso ter muito cuidado ao executá-lo. Clique e veja como descolorir o cabelo.
Cuidados necessários para cabelos descoloridos
Por ser uma técnica agressiva para os fios, o ideal é cuidar dos fios antes mesmo de investir na descoloração. Para isso, é fundamental apostar em um cronograma capilar, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução.
Após o processo, a reconstrução é fundamental e pode ser feita com produtos a base de queratina, proteína que ajuda a devolver força para os fios que estão fragilizados.
Outra dica é evitar o cloro e água do mar, pois ambos podem danificar os cabelos descoloridos. Além disso, é importante usar sempre cremes e finalizadores com proteção solar quando for se expor ao sol.
No mais, basta repetir o processo e descolorir os fios sempre que sua raiz começar a crescer, sempre tomando os devidos cuidados necessários para a execução do procedimento.