7 dicas para encaixar os estudos na sua rotina
- 23 de dezembro de 2022
- 19:18
- Dianna Puertas
Você sabia que estudar é uma chave importante para a sua carreira? Está enganado quem pensa que estudar é só para alunos e vestibulandos, na verdade, esse pode ser o empurrão que você precisa para se destacar no trabalho.
Isso porque todo profissional precisa se aprimorar em sua área de atuação, já que o mercado está em constante mudança. Por isso, estudar para cursos, workshops ou até mesmo concursos, são importantes para a sua vida profissional.
Sendo assim, como começar a estudar? Confira abaixo dicas de como encaixar a rotina de estudos no seu dia a dia.
Qual a importância de criar e manter uma rotina de estudos?
Estudar, muitas vezes, pode não ser simples, porém é necessário quando queremos aprender e expandir os conhecimentos. Os estudos são maneiras de você absorver uma informação de um modo que seu cérebro entenda e raciocine aquilo o que está sendo ensinado. Não à toa, uma rotina de estudos é importante para que esse processo de aprendizado seja mais eficiente.
Por exemplo, um jeito eficaz de aprender uma nova língua é inseri-la no dia a dia e vivenciar a linguagem. Afinal, quanto mais você ouvir e falar a língua, mais você absorverá novas palavras e ficará cada vez mais fluente. A lógica é a mesma quando falamos em rotina de estudos. É preciso inserir o que você está aprendendo na sua vida para que você possa, de fato, aprender.
E não é só: a rotina de estudos possibilita que você desenvolva o conhecimento diariamente de maneira que você consiga entender e não apenas memorizar o conteúdo e depois acabar esquecendo com o tempo. Por isso, é fundamental encaixar os estudos na sua vida para que você consiga alavancar a sua carreira.
7 dicas para encaixar os estudos na sua rotina
Construir uma rotina de estudos é simples e em pouco tempo você consegue perceber a diferença no avanço do seu aprendizado. Veja abaixo algumas dicas para você começar agora mesmo.
1- Analise a sua rotina
O primeiro passo para montar a sua rotina de estudos é analisar como são a maioria dos seus dias. Pense no que você faz quando acorda até a hora de dormir e escreva os seus horários. Isso ajuda você a visualizar a sua rotina e a encontrar horários que são possíveis para encaixar os seus estudos.
2- Determine seus horários de estudos
Após avaliar o seu dia, estabeleça os horários em que você consegue se concentrar no seu aprendizado. Você não precisa destinar várias horas para estudar, tente encaixar ao menos uma hora do seu dia para se dedicar totalmente ao que você quer aprender.
3- Escolha um local para estudar
O próximo passo é importante para que a sua rotina de estudos seja eficiente. Escolha um lugar da sua casa para estudar no qual você se sinta confortável e focado, sem muitas distrações. Considere locais com boa iluminação e ventilação, isso faz a diferença na hora de aprender.
4- Monte um cronograma de estudos
Crie um cronograma de estudos com base no que você quer aprender e suas disciplinas. Intercale os dias com os conteúdos que você tem mais facilidade e os que são mais difíceis. Por exemplo, segunda-feira é dia de um conteúdo mais fácil e terça-feira um mais difícil, assim você mantém o equilíbrio ideal de um cronograma de estudos eficiente.
5- Faça pausas
As pausas são essenciais para qualquer estudante. O processo de aprendizagem precisa ser leve para que as informações sejam entendidas. Além disso, as pausas ajudam a descansar a mente e faz com que você tenha mais energia para focar nos seus estudos.
6- Análise o melhor jeito para você estudar
Existem diversos meios pelos quais você pode estudar, seja escrevendo em um caderno, no computador, na apostila, no tablet, assistindo vídeos, lendo livros, são muitas variedades. O importante é você encontrar um meio no qual você sente que seus estudos rendem mais. Não há problema em testar vários jeitos ou até mesmo usar mais de um, escolha o que mais traz resultado ao seu aprendizado.
7- Defina metas de estudo
Outra dica é definir quais são os objetivos da sua rotina de estudos. O que você busca com essa rotina? Em quanto tempo você pretende aprender determinado conteúdo? Quantas questões você precisa acertar no simulado da prova? Essas são algumas perguntas que podem orientar as metas do seu estudo, tornando o seu processo com a rotina ainda mais assertivo.
Leia também: Como ser mais produtivo no home office: 10 maneiras simples!