Corte bordado: o que é? Como fazer?

  •  Icone Calendario4 de abril de 2018
  •  Icone Relogio 13:19
  •  
  • Tayla Pinotti
 Mulher no salão de beleza fazendo um corte bordado no cabelo

O corte bordado é o sonho de muitas mulheres: um corte de cabelo que tira todas as pontas duplas, sem mexer no comprimento! Sim, ele existe!

Essa técnica, na verdade, é bastante antiga, mas há algum tempo o corte bordado de cabelo se popularizou e muitos salões de beleza passaram a realizar este procedimento nas clientes.

Ele virou o queridinho das mulheres justamente por “cortar” o cabelo sem tirar o volume nem o comprimento do cabelo, mas os benefícios não param por aí! Ele também ajuda a acabar com o frizz e a dar mais vida aos fios.

Isso porque o corte bordado vai tirar todas aquelas pontinhas duplas e ressecadas que deixam o cabelo com aspecto “arrepiado”.

Como fazer o corte bordado de cabelo?

Existem duas formas de fazer o corte bordado: uma das formas é usando apenas uma tesoura própria para cabelos e a outra é usando uma máquina de corte bordado, chamada Split Ender.

Ambas as formas podem ser feitas tanto em casa, quanto em um salão de beleza. A diferença entre elas é que a primeira leva mais tempo por ser feita manualmente e a segunda é mais rápida, mas é necessário ter o aparelho.

É importante lembrar que o corte bordado é um tratamento, então, não deve ser feito toda semana! O ideal é fazer uma vez a cada três meses, na mesma frequência de um corte de cabelo comum.

O corte bordado pode ser feito em todos os tipos de cabelo, mas nos cabelos cacheados e crespos, o ideal é desembaraçar bem os fios antes ou fazer uma escova para facilitar a visualização das pontas duplas que ficam arrepiadas.

Veja abaixo o passo a passo das duas formas para fazer o corte bordado:
Corte bordado caseiro

Para fazer o corte bordado em casa, é importante ter uma tesoura própria para cabelo e que esteja bastante afiada!

  1. º passo: Penteie o cabelo. Essa etapa é muito importante para deixar os fios alinhados e desembaraçados. A técnica deve ser feita sempre com os cabelos secos.
  2. º passo: Depois de penteado, prenda o cabelo no topo da cabeça e deixe apenas duas mechas finas de cabelo saindo da nuca.
  3. º passo: Enrole uma das mechas, de forma que todos os cabelos quebrados fiquem visíveis, ou coloque a mecha entre o dedo indicador e o dedo meio, também de modo que as pontas duplas fiquem arrepiadas.
  4. º passo: Depois que conseguir ver os cabelos ressecados, corte as partes arrepiadas com a tesoura. Tenha muito cuidado para não cortar a mecha!
  5. º passo: Vá soltando as mechas aos poucos e continue fazendo o corte bordado mecha por mecha. Cuidado com a tesoura nas partes mais próximas da raiz.
  6. º passo: Faça isso até terminar de tirar as pontas duplas de todo o cabelo.

Esse procedimento pode demorar até cerca de 2 horas, dependendo do comprimento e volume do cabelo. Por isso, o ideal é fazer o corte bordado em um dia que você tiver bastante tempo para se dedicar à essa técnica. Se seu cabelo for mais curto, o tempo para concluir o procedimento é menor.

Corte bordado split ender

O Split Ender é, basicamente, uma escova aparadora de pontas duplas. A primeira versão dessa máquina para corte bordado foi criada nos Estados Unidos para ser comercializada para profissionais de beleza e, por isso, o preço dela era bastante alto.

Mas, com o passar do tempo, novas versões foram sendo criadas e agora existem split enders com preços mais acessíveis que podem ser adquiridos pelas mulheres que querem realizar o corte bordado com máquina em casa.

  1. º passo: Reparta o cabelo no meio e desembarace bem os fios.
  2. º passo: Depois que o cabelo estiver repartido, prenda as duas mechas grandes no topo da cabeça e deixe apenas outras duas mechas finas na parte de baixo do cabelo (mechas a partir da nuca).
  3. ª passo: Ligue o aparelho e passe a escova aparadora 3 vezes em cada mecha de cabelo.
  4. º passo: Vá soltando as mechas aos poucos e continue fazendo o corte bordado, mecha por mecha, lembrando sempre de passar o split ender 3 vezes no cabelo.
  5. º passo: Faça isso até terminar de tirar as pontas duplas de todo o cabelo.

Essa forma de fazer o corte bordado é bem mais rápida do que a outra e também exige menos atenção do que a primeira, já que não precisa ser feita manualmente. Para ter um resultado perfeito, coloque mechas finas no aparelho, pois ele não funciona com mechas muito grossas.



Comentários

  1. Maria Jarina Amarante Garcia disse:

    Deveria mostrar fotos sobre o procedimento do corte bordado…agradeço.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

Pular para o conteúdo