Pantone 2023: Viva Magenta é a cor do ano!
- 5 de dezembro de 2022
- 16:12
- Talitha Benjamin
A cor do ano de 2023 será o magenta (Viva Magenta), segundo a Pantone. A tonalidade é descrita pela empresa como “um tom matizado de carmesim, que apresenta um equilíbrio entre quente e frio”. A empresa americana é responsável pelos principais estudos de cores no mundo, e escolhe anualmente o tom que deverá ser tendência e influenciar diversas áreas de criação, como a moda, o design, a cultura, a decoração, a beleza, entre outros.
De acordo com a diretora-executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, “na era da tecnologia, buscamos inspiração da natureza e do que é concreto. O Viva Magenta é descendente da família dos vermelhos, e é inspirado pelo cochonilha, um dos pigmentos mais preciosos e brilhantes já existentes na natureza”, conta. Ainda segundo a empresa, o Viva Magenta é enraizado no primordial e nos reconecta à matéria original, estimula o espírito e ajuda a construir a força interior.
Quem é a Pantone?
Trabalhar com cores pode parecer simples para leigos, mas é uma tarefa realmente desafiadora. Isso porque as cores possuem um poderoso efeito comunicador e qualquer porcentual a menos ou a mais pode prejudicar a mensagem que se deseja transmitir. A Pantone, em 1963, criou o primeiro sistema de organização de tons, que até hoje serve de referência para todo e qualquer trabalho que utilize cores e tonalidades. Já o Pantone Color Institute é o braço de consultoria da companhia, responsável por prever e acompanhar tendências de cores para oferecer relatórios e análises que ajudem empresas, marcas e artistas ao redor do mundo a usá-las de forma mais assertiva, criativa e estratégica.
Para escolher a Cor do Ano, a Pantone realiza uma cuidadosa análise de tendências, varrendo o mundo em busca de novas influências de tonalidades: a indústria do entretenimento, o cinema, coleções de artes e novos artistas, moda, áreas do design e destinos turísticos entram na seleção. Além disso, novos comportamentos, estilos de vida, hobbies e condições sócio-econômicas e políticas também são consideradas para chegar a uma tonalidade.
Viva Magenta: poderosa e empoderadora
Em 2022, um ano marcado pela tentativa de voltar ao otimismo e lidar com traumas causados pela pandemia mundial, a Pantone decidiu criar uma tonalidade totalmente inédita para inspirar a arte: o Very Peri, um violeta-claro que simboliza coragem e criatividade. Já em 2021, antes disso, selecionou dois tons contrastantes: um cinza e amarelo, para unir a cautela e a necessidade de manter o otimismo.
Agora, porém, os desafios são outros: “Três anos de pandemia, uma guerra, economia instável e agitação social e os efeitos cada vez mais crescentes das mudanças climáticas pedem por um período de cura”, afirma a Pantone, “e ainda assim, precisamos de motivação. O Viva Magenta nos cobre de poder e graciosidade para nos preparar para um mundo com a vitalidade que buscamos no pós-confinamento”, conclui.
Por que a Cor do Ano da Pantone importa?
Apesar de ter uma relevância gigantesca no mundo dos estudos cromáticos, a escolha da Pantone não dita regras quando falamos sobre o uso das cores. A escolha serve para influenciar o desenvolvimento de produtos e decisões de compras em todas as indústrias, incluindo na moda, no design industrial e nas embalagens.
Além disso, o fato do tom de magenta até recentemente não ser considerado uma cor existente, a escolha também impulsiona a experimentação e o uso da criatividade para utilizar a cor em decisões artísticas mais ousadas. Em geral, o objetivo da Pantone, segundo a própria empresa, não é promover a cor e, sim, “ajudar as empresas e consumidores a entenderem todo o poder existente na escolha da cor.”
Veja abaixo como você pode começar a incorporar a cor na sua vida!
Na decoração, o Viva Magenta pode entrar para dar vida a diversos ambientes com um toque vibrante que aquece e energiza.
Os acessórios coloridos continuam em alta: as bolsas coloridas reanimam looks neutros e também harmonizam com outras estampas e cores vibrantes.
O magenta também pode figurar nos seus looks para dar mais destaque ao visual. Se você tem dúvidas de como incorporar a peça, aqui vai uma dica: aposte nas terceiras peças, como em casacos, jaquetas e blazers.
Se você não quer se comprometer na reforma, dá para apostar no tom de magenta em cobertores, mantinhas e almofadas, o que deixa o ambiente muito mais aconchegante e pessoal, sem precisar alterar a estrutura.