Tipos de shampoo e como cada um funciona na limpeza do seu cabelo
- 24 de julho de 2019
- 09:44
- Salon Line
Hoje em dia é possível encontrar tantas variedades de shampoo que fica difícil escolher aquele ideal para o seu tipo de cabelo, ou tratamento específico. Por isso vamos explicar para você as funcionalidades dos principais tipos de shampoo, assim você nunca mais vai ficar confusa quando for à perfumaria comprar o seu! Vamos lá!?
O que é shampoo e para que serve?
Como você deve saber, o shampoo é um produto desenvolvido para higienizar os fios e couro cabeludo, mas como ele funciona? Os shampoos comuns são produzidos com surfactantes, um ativo responsável por tornar possível a mistura das moléculas de água com as moléculas de óleo (impurezas do nosso cabelo). Normalmente essas moléculas não se misturariam, mas com a ação do surfactante elas interagem e assim é possível que a sujeira saia do cabelo junto com a água e a espuma. Além da limpeza, o shampoo também tem outras funções como abrir a cutícula do fio para que ele receba tratamentos como hidratação, por exemplo. É importante destacar que há shampoos sem surfactantes, são os chamados shampoos liberados, mas falaremos deles mais a frente.
Escolha o tipo de shampoo de acordo com o seu cabelo
Cabelos oleosos
Quem tem fios oleosos deve optar por um shampoo específico para fios nessa condição. Outra opções são: shampoo detox, antirresíduos ou micelar.
Cabelos ressecados
Os cabelos ressecados precisam de shampoos mais leitosos e/ou hidratantes, pois a ação adstringente do shampoo comum pode ressecar ainda mais este fio se não houverem ativos de hidratação neste produto. Shampoos sem sulfato ou micelares também são uma boa.
Cabelos danificados/com químicas/tinturas
Esses fios precisam de reparação, portanto, o melhor é investir em ativos reconstrutores enriquecidos com queratina, por exemplo. Isso porque a queratina é capaz de devolver a massa perdida pela fibra capilar. Esse shampoo limpa e trata a cabeleira ao mesmo tempo.
Cabelos lisos e ondulados
Shampoos micelares ou levemente hidrantes são suficientes para tratar os cabelos lisos ou ondulados, que precisam apenas de uma leve hidratação, além da limpeza.
Cabelos cacheados e crespos
Esses tipos de fios precisam muito de uma limpeza nutritiva, para repor o óleo que falta no comprimento e pontas. Além disso, o ideal é investir em uma limpeza mais suave para não ressecar ainda mais o fio, por isso os melhores shampoos nesses casos são os nutritivos e sem sulfato (liberados).
Tipos de shampoo
Shampoo antirresíduo: limpa profundamente o fio, retirando qualquer tipo de resíduo do couro cabeludo, entretanto, pode provocar ressecamento.
Shampoo detox: também promove limpeza intensa, porém, não fragiliza tanto os fios quanto o shampoo antirresíduos. Proporciona limpeza refrescante.
Shampoo micelar: higieniza os fios com as propriedades da água micelar, limpeza profunda, porém, delicada e levemente hidratante. Sugestão: Shampoo Micelar Meu Liso.
Shampoo anticaspa: combate a caspa e trata o couro cabeludo, cuidando de outras disfunções como a oleosidade em excesso, por exemplo.
Shampoo sem sulfato: chamado de shampoo liberado, limpa as madeixas sem a presença do ativo surfactante. Ou seja, promove limpeza mais leve e que fragiliza menos os fios ressecados. Sugestão: Shampoo S.O.S Bomba Cachos e Crespos.
Shampoo vegano: shampoo desenvolvido sem nenhum tipo de ativo derivado de animais na composição. Sugestão: Shampoo Maria Natureza Óleos Milenares.
Shampoo matizador: produto criado para limpar as madeixas enquanto neutraliza as manchas esverdeadas ou alaranjadas comuns aos fios loiros.
Shampoo a seco: shampoo geralmente desenvolvido em forma de spray para realizar a limpeza dos fios a seco. Recomendado apenas para situações pontuais, pois não substitui o shampoo comum no cuidado de rotina.
Tipos de shampoo de acordo com a cor
Shampoo leitoso: geralmente mais pesado e hidratante, podendo conter também óleos e outros ativos nutritivos.
Shampoo translúcido: está associado aos shampoos de limpeza profunda, anti-oleosidade e detox.
Shampoo perolado: também é hidratante, porém, pode conter ativos que promovem madeixas mais brilhantes.
Dicas para lavar o cabelo
– Lavar, de preferência, dia sim e dia não, ou quando perceber que o fio está começando a apresentar oleosidade.
– Limpar o couro cabeludo com a ponta dos dedos e movimentos circulares.
– Nunca esfregar as unhas no couro cabeludo. Evitar a lavagem com água quente, dando preferência a morna ou fria.
– Secar as madeixas usando um tecido de algodão ao invés da toalha comum para evitar frizz. Nunca esfregar, apenas apertar o tecido contra o cabelo.
– Evitar o uso em excesso de secador e aplicar um protetor térmico sempre que for usá-lo.
– Sempre finalizar com um condicionador.Fazer tratamentos regulares seguindo o cronograma capilar.
Agora que você já conhece os principais tipos de shampoo e aprendeu como lavar o cabelo corretamente, pode desfilar com as suas madeixas lindas e saudáveis por aí!