Cabelos quebrados: quais são os tipos de danos e como tratar cada um
- 12 de novembro de 2017
- 10:26
Já parou para pensar que ninguém quer ter cabelos quebrados, mas estamos diariamente nos expondo a situações que danificam os fios? Embora a consequência seja a mesma existem diversas causas para esse efeito. É fundamental conhecê-las porque é necessário saber como tratá-las e evitá-las no futuro.
Cabelos quebrados: principais causas
Um cabelo saudável é resistente, então quando os fios começam a se partir com facilidade é sinal de que alguma coisa não vai bem. Normalmente, a quebra está ligada a algum trauma. Ele pode enfraquecer a fibra capilar, tirar a elasticidade e a força natural dos cabelos. Os principais fatores que resultam em cabelos quebrados são:
Uso prolongado de secadores, prancha e modeladores
A ação desses aparelhos pode enfraquecer os cabelos a longo prazo, facilitando a quebra. Por isso, é fundamental utilizar protetores térmicos sempre que for expor o cabelo ao calor excessivo de pranchas, modeladores e secadores.
Alimentação inadequada
Uma alimentação ruim prejudica vários aspectos da nossa saúde e pode resultar, também, em cabelos quebrados. Porque as vitaminas presentes em frutas, legumes, carnes e vegetais são fundamentais para manter os cabelos fortes e saudáveis.
Químicas muito agressivas
Processos químicos como a descoloração e os alisamentos também podem retirar elementos fundamentais para a saúde capilar, como nutrientes, vitaminas e queratina. Para evitar que os processos químicos deixem os seus cabelos quebrados, é fundamental avaliar se os fios estão realmente prontos para o procedimento que você deseja submetê-los e cuidar muito bem deles depois.
Atrito excessivo
As agressões mecânicas também podem resultar em cabelos quebrados. Pentear os fios secos, prendê-los com elásticos muito apertados e até mesmo o atrito constante da toalha podem partir a fibra capilar.
O temido corte químico
Uma das consequências mais temidas dos cabelos quebrados é o corte químico. Ele acontece quando os fios estão tão danificados que se partem, prejudicando significativamente o comprimento capilar.
As causas mais comuns são a aplicação de químicas em cabelos já danificados e a mistura de dois elementos incompatíveis, como o dióxido de sódio e a amônia.
Para evitar que ele aconteça, é essencial fazer um teste de mecha antes de qualquer química para avaliar como os cabelos se comportam e sempre manter o seu cabeleireiro informado sobre os procedimentos químicos que você fez.
Como cuidar:
Felizmente, mesmo os cabelos quebrados podem ser recuperados. Os principais tratamentos com essa finalidade são:
- Cauterização: processo que repõe queratina e a “sela” dentro da fibra capilar. Como a queratina compõe mais de 90% dos fios, ajuda a recuperar a força e estrutura dos cabelos.
- Umectação: aplicação de óleo vegetal nos cabelos com objetivo de repor lipídios e nutrientes. Para cabelos quebrados, o ideal é fazer a umectação com óleo de rícino que possui ação fortalecedora e previne a quebra.
- Reconstrução: bastante parecida com a cauterização, a reconstrução também devolve queratina, além de colágeno, creatina, arginina e cisteína. Juntos, esses elementos reparam danos, reconstroem e ajudam a prevenir uma nova quebra.
Melhores produtos para cabelos ressecados
Os produtos ideais para os cabelos quebrados são aqueles que colaboram no crescimento e agregam elementos. Porque trazem força e vitalidade para os fios. A linha S.O.S Bomba é uma excelente opção, nesse sentido.
Há opções para cabelos lisos, cacheados e crespos, descoloridos e muito mais. Quem está passando por uma transição capilar e sofre com os cabelos quebrados pode apostar ainda nos tônicos capilares da linha, que aceleram o crescimento saudável.