Cabelos crespos: as melhores dicas para você cuidar do seu crespo

  •  Icone Calendario1 de outubro de 2020
  •  Icone Relogio 12:30
  •  
  • Luiza Olinda
 PROTRAT e Liss Expert: conheça as novas tecnologias de Salon Line

Já faz tempo que “cuidar” dos cabelos crespos deixou de ser sinônimo de alisar os fios. Hoje, mais e mais mulheres estão mantendo os seus fios crespos com a curvatura natural e mostrando como esse tipo de cabelo é lindo!
Mas os cabelos crespos têm algumas particularidades e precisam de cuidados específicos para que continuem crescendo fortes e saudáveis. Veja tudo o que você precisa saber para manter o seu cabelo crespo ainda mais bonito e bem cuidado.

Conheça os tipos de cabelos crespos

Para cuidar adequadamente dos cabelos, o ideal é entender qual o seu tipo de cabelo. E descobrir a curvatura do seu fio é um ótimo primeiro passo para isso. Costumamos dividir os cabelos em 4 tipos principais de curvatura: o primeiro grupo é dos lisos, o segundo grupo é dos ondulados, o terceiro dos cabelos cacheados e o quarto grupo é dos cabelos crespos.

cabelos crespos

As principais características da maioria dos cabelos crespos é ter uma curvatura de fio bem acentuada, muita textura e volume para a dar e vender. Por outro lado, os cabelos crespos também têm a tendência de serem mais secos e frágeis, isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais trabalho para chegar às pontas.

Cabelo tipo 4 tipo também tem algumas divisões. São elas:

Cabelo 4A: cabelos mais finos com cachos bem apertados e enrolados.
Cabelo 4B: cabelos médios com os cachos menos definidos e formato de Z.
Cabelo 4C: cabelos mais grossos com cachos estreitos

É claro que podem existir variações nessas categorias e seus fios podem apresentar mais de um tipo de curvatura. Mas quando você conhece melhor as características dos seus cabelos, fica mais fácil entender do que eles precisam e como tratá-los.

Use produtos para cabelos crespos

Felizmente, há cada vez mais oferta de produtos desenvolvidos para os cabelos crespos e é importante que você dê prioridade para eles.
No dia a dia, é interessante que você use cremes de pentear que ajudam a definir melhor os seus cachos, dão mais volume e emoliência aos cabelos, como o Creme para Pentear #todecacho Tratamento para Conquistar {Meu Crespo Pira}.
É legal também adotar um cronograma capilar, que se baseia em ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
A hidratação é a etapa que ajuda a repor a água que os cabelos perdem no dia a dia. A nutrição ajuda a restaurar os nutrientes e os lipídios, elemento fundamental para que o cabelo tenha um nível de oleosidade saudável. E a reconstrução deixa os cabelos mais fortes e resistentes com a reposição de massa e proteínas.
Se seus cabelos estiverem muito secos, você também pode adotar produtos umectantes, como os óleos vegetais. Eles devem ser aplicados nos cabelos que estão muito ressecados e sem vida.

Tenha cuidado ao lavar e secar seus cabelos crespos

Até mesmo o processo de lavagem precisa ser repensado se você quiser cuidar bem dos seus cabelos crespos. Como a água quente acelera o ressecamento dos fios, e as crespas já têm as madeixas mais ressecadas, a água fria ou morna é a melhor opção para preservar a oleosidade.
Na hora de secar também tem alguns truques. Se for deixar os fios secarem naturalmente, retire o excesso de água com um tecido de algodão (como uma camiseta) e apenas pressione o tecido contra o cabelo. Quando você usa toalhas felpudas e as esfrega no couro cabeludo aumenta as chances dos fios quebrarem e formarem o temido frizz.
Depois do banho, quando for pentear, dê preferência para os pentes de madeira e com dentes largos. Outros materiais podem favorecer o frizz e pentes com dentes muito estreitos não são as melhores opções para preservar os cachinhos.

Texturizar os cabelos crespos é uma opção

Alguns cabelos crespos não tem uma textura muito definida, mas existe uma forma de resolver isso, e você nem vai precisar recorrer às químicas. As técnicas de texturização podem ajudar a deixar o seu cabelo com cachos ou ondulações mais definidas.
Existem diversas formas de texturizar, mas algumas das principais são:

Texturização twist

Consiste em aplicar o creme ativador de cachos (também é legal misturar uma gelatina capilar para ajudar na definição e fixação) em todo o comprimento dos cabelos e separar duas mechas finas por vez. Em seguida é só torcer uma mecha na outra e enrolar a pontinha nos dedos. Depois de algumas horas você pode soltar os twists.
Dedoliss: depois de aplicar o produto da sua preferência, é só pegar mechas do cabelo e ir enrolando elas nos seus próprios dedos, como se fosse um modelador.

Esponja Twist

Aqui basta fazer movimentos circulares na superfície dos fios com uma esponja twist (uma esponja grande com furinhos, específica para texturização de cabelo 4C) para conseguir cachinhos mais definidos.

Fitagem cabelo cacheado

Aplique o seu definidor/ativador ou creme para pentear de cachos favorito em todo o cabelo e separe uma pequena porção para começar. Penteie bem os cabelos e comece a passar os dedos abertos pela mecha, de forma a dividi-la em mechas menores com seus próprios dedos, essas são as fitas.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

Pular para o conteúdo