Cabelo encaracolado: dicas de cuidados especiais para os cabelos
- 28 de junho de 2017
- 19:09
O cabelo encaracolado é naturalmente lindo, cheio de textura, balanço e charme, mas como tipos de cachos, também precisa de alguns cuidados especiais para se manter sempre bonito e saudável.
A maioria deles é bem simples. Mudando pouquinho a sua rotina e os seus hábitos do dia a dia você vai conseguir cuidar melhor das madeixas. Veja a seguir como fazer isso!
Cabelo encaracolado: cuidado com a lavagem
O cabelo encaracolado é naturalmente mais seco. Isso porque a curvatura natural do fio faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo encontre maior dificuldade para chegar até as pontas.
Pensando nisso, o ideal é que as encaracoladas fujam de elementos que aceleram o ressecamento capilar, como lavar os cabelos com água quente. Prefira sempre água morna ou fria, principalmente na hora de fazer o último enxágue.
Cabelo encaracolado: penteie da forma correta
Quem tem o cabelo encaracolado também precisa tomar alguns cuidados na hora de pentear as madeixas.
O melhor é desembaraçar os fios com os dedos ou com um pente de dentes largos. As escovas e pentes muito finos podem desmanchar os cachos naturais do cabelo encaracolado. Deixando-os com aspecto bagunçado e muito volume.
Quando os fios estão embaraçados, você deve começar penteando de baixo para cima. Isso também ajuda a diminuir as quebras e facilita o trabalho.
Cabelo encaracolado: procure os produtos certos
Existem produtos específicos para cada tipo de cacho, e com o cabelo encaracolado não é diferente. O mais indicado é que você use sempre produtos específicos para a sua curvatura. Porque eles possuem os elementos que os fios realmente precisam.
Se você tiver cabelos quimicamente tratados e coloridos também existem shampoos, condicionadores e máscaras específicas para você.
Cabelo encaracolado: invista em tratamentos
Manter um cabelo bonito e saudável exige alguns cuidados, e o principal deles é o cronograma capilar. O cronograma capilar é uma rotina de hidratações, nutrições e reconstruções. Ele repõe água, nutrientes, vitaminas, lipídios e proteínas. Isso porque durante o dia os cabelos perdem essas vitaminas, que são fundamentais para a sua saúde.
Além disso, as donas de cabelos encaracolados que têm fios mais secos podem investir na umectação com óleo vegetal. Para fazê-la, basta aplicar o óleo em todo o comprimento dos cabelos, deixar agir por meia hora e depois lavá-los normalmente. Esse tratamento ajuda a repor a oleosidade, deixando as madeixas mais brilhantes e macias.
Cabelo encaracolado: adote a texturização
Mesmo quem tem o cabelo encaracolado pode sentir necessidade de deixar os caracóis ainda mais aparentes, e as técnicas de texturização pode ajudar bastante com isso. Chamamos de texturização qualquer processo que ajude a definir melhor a textura capilar, e isso inclui os cachos das mulheres que têm cabelos encaracolados.
Algumas das melhores texturizações para cabelo encaracolado são o método da meia fina, que consiste em prender uma meia ao redor da cabeça e passar pequenas mechas em torno de todo o tecido, e o plopping, os fios devem ser presos dentro de uma camiseta antiga depois de serem lavados.
Ambas ajudam a formar cachos, deixando o seu cabelo encaracolado ainda mais bonito e definido!
Cabelo encaracolado: atenção na hora de dormir
Mesmo na hora de dormir você pode cuidar do seu cabelo encaracolado. O ideal nesse momento é optar pela touca ou fronha de cetim, já que, diferente do algodão, esse tecido não cria tanto atrito com os fios.
O resultado é que não há tanta estática, o que reduz drasticamente o frizz e ajuda a preservar o cabelo encaracolado definido por mais tempo!
Agora que você já sabe mais sobre como cuidar do cabelo encaracolado, que tal ver alguns cortes de cabelo cacheado que vão mudar o seu visual e super combinam com a sua curvatura? Confira aqui cortes de cabelo curto, médio e longo.