Cabelo em transição: dicas, texturizações, cortes e penteados
- 30 de agosto de 2018
- 13:08
- Leila Mendes
A transição capilar é um momento importante e muito delicado na vida de uma pessoa. É uma fase de mudanças que começa com o desejo em assumir os cabelos em sua estrutura natural, e se transforma o estilo de vida, a autoestima, a percepção e a motivação de cada um. Por isso, se você está com o cabelo em transição, veja todas as dicas que separamos. E lembre-se: a transição é uma fase que passa, portanto, enfrente ela de cabeça erguida.
Cuidados com o cabelo em transição
Os cabelos cacheados, crespos e crespíssimos, naturalmente já são mais ressecados e, por isso, demandam cuidados intensos, especialmente durante a transição capilar. Para manter os fios saudáveis, é preciso aderir ao cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. É ele quem vai ajudar a repor água, lipídeos e massa capilar que são perdidos diariamente por diversos fatores, proporcionando uma vida nova as madeixas secas. Dica: invista também na umectação noturna. Nela, você passa um óleo 100% vegetal nos fios antes de dormir e deixa o produto agir durante o sono. Na manhã seguinte lava normalmente as madeixas.
Texturizações para cabelo em transição
Uma das maiores dificuldades de quem passa pela transição capilar é lidar com as duas texturas presentes nos cabelos: a nova raiz que está crescendo e as pontas alisadas. Para contornar esse “problema”, invista em técnicas de texturizações com produtos específicos para o seu tipo de fio. Dica: evite ao máximo usar ferramentas de calor nessa fase. Entre as texturizações mais conhecidas estão: twist, dedoliss, tranças, coquinhos e bigudinhos. O twist é bem simples. Basta pegar os fios mecha a mecha, subdividi-las em duas e torcê-las, formando twists. Passe um pouquinho de óleo vegetal nas pontas e enrole-as para dentro. Prontinho! Depois é só soltar.
Cortes para cabelo em transição
A decisão do corte é algo significativo e importante. Por exemplo, realizar o BC, ou big chop (grande corte), é uma decisão muito pessoal. Nele, você retira toda a parte lisa do cabelo, deixando apenas a raiz natural. Portanto, você só deve fazer se gostar de fios curtos e estiver 100% confortável com a decisão. Caso contrário, opte por cortar aos poucos. O corte tapered é um modelo para quem gosta daquele batidinho nas laterais com volume na parte de cima. Já o chanel de bico preserva a parte da frente, deixando-a mais comprida e dando a impressão de que o cabelo é maior. Enquanto a parte de trás fica mais curta, deixando o look mais descolado e atual. Outra opção também é o corte em camadas tradicional. Ele é perfeito para quem não quer ousar no visual e tem medo de apostar em um modelo desconectado. O bacana é que combina com franjas, muito ou pouco volume, fios curtos ou longos, e por aí vai.
Penteados para cabelo em transição
Os lenços e turbantes estão entre as opções preferidas de quem está com o cabelo em transição. De fato, eles deixam o visual super estiloso e valorizam ainda mais as madeixas curtinhas. Existem várias opções de estampas e diferentes maneiras de amarrar o tecido. Veja aqui uma amarração de turbante em flor.
Muito bom arrasou nas informações, queria muito dica de produtos para utilizar para o tratamento tipo hidratação para cabelo alisado, fino e meio seco. Pois as pontas sempre ficam mais frágeis.
Isso mesmo! Adoraria uma dica para as pontas do cabelo!