Saiba quais são os alimentos para fortalecer o cabelo
- 24 de abril de 2019
- 10:06
- Tayla Pinotti
Você já deve saber que a alimentação, além de ajudar no funcionamento de todo organismo, também é uma ótima aliada para cabelos fortes e cheios de beleza , certo? Mas você sabe quais são os principais alimentos para fortalecer o cabelo?
Algumas frutas, verduras, grãos e carnes, são alguns dos alimentos saudáveis que podem fazer toda a diferença na estrutura dos fios, tornando possível uma notável mudança de dentro para fora.
Enquanto uma alimentação baseada em carboidratos refinados, açúcar e álcool podem provocar um efeito negativo na fibra capilar, uma dieta com proteínas e vitaminas para fortalecer o cabelo ajudam a manter os fios fortes e com brilho.
Por isso, é importante lembrar que de nada adianta ter os melhores produtos para obter cabelos saudáveis se você também não investir em cuidados com a sua saúde e alimentação, certo?
Confira abaixo a lista com os principais alimentos que fortalecem os cabelos e garanta fios muito mais bonitos.
Principais alimentos para fortalecer o cabelo
Laranja
A fruta pode ajudar a eliminar toxinas do organismo que favorecem o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa por meio do consumo da pectina, parte branca que envolve os gomos da laranja.
Morango
Outra fruta que auxilia no fortalecimento dos fios é o morango, que contém vitamina C e flavonoides, duas substâncias que ajudam a ativar a microcirculação do sangue no couro cabeludo. Como consequência, os fios ficam mais resistentes, quebram e caem menos, além de ficarem menos ressecados e proporciona crescimento do cabelo mais rápido.
Soja
Para prevenir cabelos quebradiços, a soja é o alimento ideal. Isso porque o grão oferece biotina, nutriente que que ajuda no desenvolvimento do folículo piloso, o que significa a prevenção de que o cabelo fique quebradiço. A soja também é uma ótima fonte de proteína e garante que novos fios cresçam sempre que outros caírem.
Aveia
Além de conter vitaminas do complexo B, que favorecem o crescimento dos fios, e zinco, que controla a queda e aparecimento de fios brancos, o grão contém silício, um mineral que é capaz de estruturar a queratina, nutriente que representa 90% dos fios do cabelo.
Castanha-do-pará
Assim como a aveia, a castanha-do-pará também oferece zinco e, por isso, quando ingerida, proporciona um melhor crescimento e desenvolvimento do cabelo, controlando também a oleosidade excessiva e prevenindo a descamação do couro cabeludo.
Salmão
O salmão é um dos principais alimentos para fortalecer o cabelo, pois além de proteína, ele também conta com ácido graxo, ômega 3 e selênio. Isso significa que o peixe é capaz de proteger o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta, além de facilitar a chegada de nutrientes e melhorar a circulação.
Iogurte magro
Este alimento conta com vitaminas do complexo B, que ajudam a distribuir a queratina nos fios, fazendo com que eles fiquem mais resistentes e robustos. O iogurte também conta com aminoácidos que fortalecem a fibra do cabelo.
Cenoura
Podendo ser ingerida de forma sólida ou em suco, a cenoura conta com a Vitamina A, que interfere na produção da oleosidade natural do cabelo, pois atua nas células do couro cabeludo. Também oferece betacaroteno, um antioxidante que evita a queda de cabelo e a perda de pigmentos que deixam o cabelo branco.
Agrião
O agrião possui ação anti-inflamatória, ajudando a evitar a caspa. Também oferece MSM, que é a forma biodisponível do enxofre e é usado para a produção e manutenção da queratina nos fios.
Espinafre
A erva é rica em clorofila e, por isso, ajuda no equilíbrio da oleosidade no couro cabeludo, fortalece a raiz e normaliza o crescimento dos fios. Também conta com ferro, um mineral que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, nutrindo os folículos e evitando o ressecamento, fraqueza e a queda de cabelo.
Além de todos esses alimentos para fortalecer o cabelo, não podemos esquecer que a ingestão de água também é fundamental para levar nutrientes para a parte interna da estrutura capilar, deixando os fios longe do ressecamento.