Como montar um brechó online?

  •  Icone Calendario23 de maio de 2022
  •  Icone Relogio 12:38
  •  
  • Talitha Benjamin
 Como montar um brechó online

O brechó online é uma loja virtual que vende produtos usados, entre roupas, calçados e acessórios. Apesar de ser muito comum no mundo inteiro, no Brasil, este tipo de comércio só ganhou força recentemente, principalmente por conta da possibilidade de divulgação de lojas digitais. É lá que você encontra peças de segunda mão por preços acessíveis, obtidas através do “garimpo”, que é a prática de procurar atentamente por peças raras, que combinam com o seu estilo e por um preço acessível.

Para a formação de um acervo de uma loja de usados, é necessário um empenho grande em curadoria, garimpo e controle de qualidade, assim como procedimentos de higienização, reparos na costura e modelagem, etc. Além disso, é válido pesquisar e se empenhar bastante na criação de uma loja que se destaque e chame a atenção pela originalidade. Ainda assim, montar um brechó online é uma alternativa ótima para os apaixonados por moda que desejam uma renda extra. Se você pensa em montar a sua própria lojinha, se liga nestas dicas que reunimos para começar o seu brechó online.

Planeje a sua marca

Está na hora de pensar criativamente! O brechó online vai muito mais além de só roupas e acessórios garimpados: a dica aqui é apostar em um diferencial para dar mais originalidade à sua marca. Dê destaque para uma determinada estética, estilo, época ou faixa etária específica para alavancar seu negócio.

Além disso, é indispensável focar na parte prática da criação de um brechó. Por se tratar de um novo empreendimento, é necessário que você pesquise bastante sobre tudo o que você precisa saber antes de fundar uma loja. O portal do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos materiais de apoio, e também cursos gratuitos para te ajudar a entender melhor como abrir o próprio negócio.

Busque fornecedores e parcerias

Para abrir um brechó online, você precisará ter contato com diversos bazares e outros brechós maiores para achar as peças que fazem sentido para a sua proposta de negócio. Agora é hora de garimpar: utilize a internet, procure comunidade de outros donos de brechó e visite vários bazares para achar os melhores fornecedores que ofereçam boas peças e bons preços e, assim, criar o seu acervo. Aqui, vale botar um pouquinho mais de esforço para achar lugares únicos que ofereçam roupas mais originais.

Além disso, busque também fornecedores para embalagens, etiquetas e outros materiais que serão utilizados no dia a dia do seu novo empreendimento. No caso de um brechó, também é válido ter contatos e parcerias de bons costureiros e stylists (pessoas que trabalham profissionalmente montando looks e analisando tendências), que possam te ajudar a enriquecer ainda mais o seu acervo e também a divulgá-lo de forma assertiva e atrativa.

Ajuste a precificação do seu brechó online

O preço que se cobra por peças de brechó é relativo. Não é só porque uma roupa é de segunda mão que ela vai ser necessariamente barata. A marca, a qualidade, o tecido e o estado de conservação da peça devem ser considerados na hora de criar o seu preço. Além disso, obviamente, os custos com o garimpo, a curadoria, os possíveis ajustes, o transporte e a sua margem de lucro também contam. O valor também precisa estar equilibrado com o serviço que você oferece, ou seja, nada de cobrar o valor de uma peça nova por uma peça de segunda mão.

Loja virtual, marketplace ou redes sociais?

Agora, chegou a hora de definir o seu lugar de atuação, ou seja, em qual plataforma online você vai hospedar o seu brechó. Você tem as opções de contratar um domínio e uma plataforma de e-commerce para administrar as vendas, utilizar um serviço de marketplace (em que você só precisa divulgar o produto, mas é obrigada a pagar taxas em cima do valor da venda), ou utilizar as ferramentas de e-commerce das redes sociais.

Para fazer a melhor escolha, analise as funcionalidades e os custos de cada plataforma, pesquise bastante e veja qual delas é a mais vantajosa para o seu brechó.

Brechó online no Facebook

O Facebook oferece uma ótima opção de divulgação para o seu negócio. Grupos e comunidades sobre brechós e moda circular na plataforma são ótimos para atingir clientes, seja divulgando sua lojinha, participando de discussões ou usando para pesquisa.

Brechó online no Instagram

Apesar de ter a função de e-commerce embutida, o Instagram é essencial para o seu negócio por conta do seu poder de divulgação. Ele vai funcionar como a vitrine de sua loja, então capriche na criação do seu perfil e nas estratégias de engajamento para chamar ainda mais clientes para o seu negócio.

Monte seu acervo inicial

Chegou a hora de começar a montar o seu acervo inicial, que serão as primeiras peças do seu brechó. Antes de começar a vender, é válido começar com uma boa quantidade de peças que correspondem à proposta da sua marca. Uma dica boa é usar a mesma estratégia de marcas de roupas novas, que é lançar coleções periódicas para divulgar as peças em estoque, assim, você cria uma rotina de lançamentos e consegue garimpar cada vez melhor.

Atenção aos detalhes

Peças de segunda mão, muitas vezes, podem conter avarias (ou seja, defeitos e danos causados por uso prévio). Parte da curadoria é analisar estes pequenos detalhes para pesar a qualidade da peça e realizar o conserto dela. A dica aqui é aprender a fazer pequenos ajustes (como consertar costuras desfeitas, pequenos rasgos, etc) por conta própria para economizar tempo e dinheiro.

Além disso, o seu olhar apurado para peças de segunda mão precisa ir além de defeitos na costura. O ideal é entender de moda, tendências e peças atemporais. Essa sabedoria é essencial na hora de analisar quais roupas valem ou não a pena revender. Por exemplo: um blazer é uma peça bem mais valiosa do que uma roupa em alta. Isto porque o blazer é uma peça mega democrática, atemporal, que cabe em todos os looks e ocasiões, portanto, mais útil do que uma peça que eventualmente vá cair em desuso. Nestes dois casos distintos, é importante ter o olhar para saber o que vale mais.

Esteja preparada para o atendimento

Abrir o próprio negócio é também saber lidar com os clientes. O atendimento é uma daquelas partes mega importantes do empreendedorismo, e é preciso muita paciência e mente aberta para lidar com diferentes perfis de clientes em diversas situações, principalmente na hora do suporte. É essencial estudar o Código de Defesa do Consumidor para entender os seus direitos e deveres e não sair lesado em nenhuma situação. Além disso, fique atenta aos procedimentos de segurança necessários nas transações para não cair em golpes evitáveis.

A Salon Line tem uma plataforma exclusiva para ajudar você na saga do empreededorismo. Aprenda a organizar o seu dinheiro, a divulgar melhor a sua marca e a administrar o seu empreendimento: Me Ajude a Vender!

Quer saber mais sobre empreendedorismo com a Salon Line? Veja abaixo mais conteúdos sobre:



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

Pular para o conteúdo