Guia definitivo de extensão de unhas: saiba tudo sobre alongamento
- 21 de março de 2022
- 14:53
Você já deve ter reparado no boom que as unhas compridas teve nos últimos anos. E isto não é de hoje: unhas longas, decoradas e impecáveis sempre foram um sucesso entre as brasileiras e, recentemente, a internet nos mostrou infinitas possibilidades de estilos para as mãos. Mas não é todo mundo que tem paciência para deixar as unhas naturais crescerem e, por isso que, junto com artes cada vez mais ousadas, o alongamento de unhas também está bombando.
O comprimento longo permite que você tenha mais espaço para brincar com as artes, os desenhos e até mesmo com o formato. Seja para quem tem o hábito de roer as unhas, ou para quem não consegue deixá-las crescer de forma saudável, o alongamento é uma ótima opção para quem quer unhas longas, fortes e mega estilosas. Mas se você está pensando em tomar esta decisão, fique atenta: existem diversos tipos de extensões e alongamentos, e cada uma com seus prós e contras. Então vem com a gente saber tudo sobre este procedimento maravilhoso:
O que é uma extensão de unhas?
A extensão ou alongamento é todo e qualquer tipo de procedimento que pretende aumentar o tamanho das unhas. São várias técnicas e diversos níveis de durabilidade, mas, em geral, devem ser feitos com profissionais qualificados, para não causar danos às unhas naturais e à pele.
O alongamento ainda pode ser feito utilizando próteses postiças, extensões que são aplicadas nas unhas com a ajuda de uma cola específica. Nesse método, você mesmo pode encaixá-las e estilizar em casa, seguindo as instruções do fabricante com muita atenção.
Quais são os tipos de extensões e alongamentos de unhas?
Existem diversos tipos de extensão de unhas, cada um com o seu grau de complexidade, durabilidade e com necessidade de manutenções específicas. Em todos os casos, no entanto, é necessário ter acompanhamento de um profissional para aplicá-las, fazer a manutenção e removê-las também. Veja quais são:
Alongamento em gel/polygel
Queridinha dos salões de beleza, as unhas de gel são feitas através da aplicação de um gel específico em um molde (do formato e tamanho que você desejar), que então é colado sobre a unha natural. Esse modelo conta com um material resistente e pode ser esmaltado em casa, porém, dispensa o uso de acetona. A manutenção deve ser feita a cada 20 dias. Este tipo de alongamento não deve ser usado por longos períodos de tempo, com o perigo de enfraquecer as unhas naturais.
Unhas de acrílico/acrigel
As unhas de acrílico tem como base a mistura entre um material chamado “monomer”, um composto químico que serve como catalisador e esculpidor, e o pó de acrílico — daí o nome da técnica — que são moldados à unha natural. O método garante mais naturalidade ao visual, sendo bastante utilizado para reconstruir unhas roídas, quebradas e danificadas.
Unhas de fibra de vidro
A unha de fibra de vidro é o método mais trabalhoso, mas também um dos mais utilizados: uma tira com diversos pequenos filetes de vidro é posicionada nas unhas naturais e, em seguida, fixada com um gel específico. Em seguida, a mão é exposta à luz ultravioleta para a secagem e fixação do material. Este método é responsável por unhas mais delicadas, e a manutenção também deve ser feita a cada 20 dias.
Quais são os cuidados com a extensão de unhas?
Escolheu o seu tipo de alongamento favorito? Então, se liga nos cuidados necessários para mantê-las bonitas e saudáveis por muito mais tempo:
- Utilize luvas para impedir que as unhas entrem em contato com produtos químicos ou de limpeza;
- Evitar fazer força com as mãos ou movimentos bruscos com as pontas dos dedos, como carregar sacolas pesadas, por exemplo.
- Não utilize as unhas para tocar ou fazer qualquer outro tipo de movimento, como abrir latas ou garrafas, e sim as pontas dos dedos, pois isto pode danificá-las ou quebrá-las;
- Não tente remover, fazer a manutenção, ou dependendo do método, a esmaltação do alongamento em casa, pois isso pode trazer graves riscos para a saúde das unhas naturais;
- Não utilize acetona para remover o esmalte.
Como a maioria dos métodos de extensão de unhas são aplicados com cola e utilizam elementos químicos, além da necessidade de manutenção rotineira, é desaconselhável dispensar a ida a um profissional qualificado para realizar o procedimento. Isto porque um alongamento ou extensão mal cuidado pode causar sérios problemas para a pele, como infecções, inflamações, presença de fungos e até mesmo causar a perda da unha. Fique atenta aos cuidados e não dispense a ajuda profissional!