Cravos no rosto: quais são as causas, como prevenir e tratá-los
- 16 de março de 2022
- 19:14
Os cravos no rosto são muito comuns, principalmente em quem tem pele oleosa, e pode impactar a derme em diversos momentos da vida. Mesmo podendo aparecer em qualquer tipo de pele, ainda existem muitas dúvidas sobre como tirar cravos no rosto e o porquê deles surgirem. Se você quer entender mais sobre esses pequenos pontinhos na pele, continue lendo!
O que são os cravos?
De uma forma geral, os cravos no rosto são pequenas lesões que aparecem na face, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e, também, em outras regiões do corpo que possuem maior oleosidade, como costas, ombros e colo.
O que causa cravos no rosto?
Também conhecidos como comedões, os cravos no rosto são causados pelo aumento da produção de sebo que, somada a alterações na sua espessura, se tornam mais densos e, assim, obstruem os poros.
Tipos de cravos
De acordo com algumas características, existem dois tipos de cravos no rosto:
1. Cravos brancos
Os cravos brancos, ou comedões fechados, são um tipo de cravo que surge quando a pele sobre a lesão está cobrindo o poro da glândula. Tem como principal característica bolinhas pequenas esbranquiçadas.
2. Cravos pretos
Os cravos pretos, ou comedões abertos, são um tipo de cravo que surge numa glândula dilatada que ganha aparência mais escura pela oxidação quando substâncias, como o sebo, entram em contato com o ar.
Dicas de como evitar o surgimento de cravos no rosto
Quem sofre com cravos precisa ter atenção com os cuidados diários com a face e com o corpo como um todo. Para te ajudar a evitar o surgimento de cravos no rosto, separamos algumas dicas infalíveis! Veja só:
- Limpe bem a pele com produtos não agressivos
- Esfolie a pele para desobstruir os poros
- Hidrate o rosto diariamente
- Use produtos adequados para o seu tipo de pele
- Beba bastante água
- Não durma com maquiagem
- Faça acompanhamento com um dermatologista
Tratamento para cravos no rosto
Para começar, uma boa rotina de skincare vai manter a pele saudável e, assim, livre dos cravos no rosto. Além disso, o uso de produtos com ativos como o ácido salicílico contribuem para diminuir a oleosidade da face. Em casos mais intensos, uma limpeza de pele profunda em uma clínica estética vai remover as impurezas acumuladas nos poros.
Como tirar mancha de cravo do rosto?
Infelizmente, cravos no rosto podem deixar manchas e, após resolver um problema, você ganha outro na sequência. Para se livrar das temidas manchas de cravo no rosto você pode:
- Esfoliar e hidratar a pele diariamente
- Fazer tratamentos estéticos
- Usar produtos despigmentantes e uniformizadores de tom
Salon Line Recomenda: Sérum Uniformizador de Tom
O Sérum Facial Uniformizador de Tom uniformiza áreas escurecidas, além de hidratar e promover renovação celular, garantindo pele macia e luminosa. Seu principal ativo, o ácido tranexâmico, é um aliado no tratamento para manchas, agindo na derme e atenuando as marcas residuais dos cravos.
Mitos e verdades sobre os cravos
Mais do que dúvidas sobre o que são e como surgem os cravos no rosto, ainda existem diversos mitos espalhados por aí. Chegou a hora de saber a verdade!
Cravos são bichos que vivem na pele
Isso é um grande mito! Como você já descobriu, os cravos no rosto surgem pelo acúmulo de sebo nos poros.
Pasta de dente ajuda no tratamento para cravos
Esse é um mito perigoso! A pasta de dente não é um produto apropriado para a pele e tem substâncias que podem causar dermatite.
Dormir com a pele limpa ajuda a evitar os cravos no rosto
Verdade absoluta! Além de retirar a maquiagem, fazer uma limpeza completa contribui para remover todas as impurezas, resquícios de make e a deixar a pele – e os poros – respirarem.
Lavar o rosto várias vezes ao dia combate a oleosidade
Um mito que traz efeito rebote! Lavar o rosto excessivamente resseca e irrita a pele, fazendo com que a pele produza mais sebo para compensar a perda.
Agora que você já sabe quais são as causas, como prevenir e tratar os cravos, compartilhe com quem precisa e tenha curiosidade sobre o assunto!
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.