Sabonete para o rosto: a importância do produto para a higienização da pele
- 22 de fevereiro de 2022
- 15:46
Não é novidade que o sabonete para o rosto é fundamental para uma rotina de cuidados com a pele. Ele faz parte da primeira etapa do skincare, pois elimina as impurezas e prepara a derme para receber a tonificação, a hidratação e a fotoproteção.
Cada tipo de pele precisa de um sabonete facial específico para as suas necessidades, isso significa que, por exemplo, uma pele oleosa precisa de um sabonete que controle esse fator e uma pele ressecada precisa de um sabonete que não resseque ainda mais a derme, ou seja, que possua ingredientes hidratantes e suavizantes.
Pensando na importância da higienização e nos sabonetes faciais para cada tipo de necessidade, separamos dicas incríveis de como limpar a pele corretamente e de como escolher o produto ideal para você. Continue lendo para saber mais.
Qual é a importância de limpar a pele corretamente?
A limpeza de pele é muito importante para melhorar a textura, o viço e a saúde da derme. Higienizar o rosto corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, ajuda a diminuir o excesso de oleosidade, uma vez que o produto não só elimina as impurezas do dia a dia como também restaura e equilibra o pH da epiderme. O processo também melhora o tônus e a elasticidade, prevenindo o envelhecimento precoce e favorecendo a hidratação.
Como escolher o sabonete para o rosto?
Antes de escolher o sabonete para o rosto, é necessário considerar o seu tipo de pele, ou seja, se é oleosa, acneica, mista, seca, sensível, entre outras.
Em seguida, confira os benefícios dos produtos e também os ingredientes. Isso porque cada fórmula é desenvolvida a partir das necessidades de cada pele,porém, é bastante comum os produtos que atendam todos os tipos de derme. Neste caso, é necessário entender se os ingredientes presentes na formulação atendem a sua necessidade.
Na dúvida, consulte seu médico dermatologista antes de optar por um sabonete facial.
Características do sabonete facial para cada tipo de pele
Pensando nos principais tipos de pele, confira as características do sabonete facial ideal para cada necessidade.
Sabonete para pele oleosa
Geralmente, o sabonete para pele oleosa ou acneica promove limpeza profunda ao mesmo tempo que favorece a hidratação natural do rosto. Opte por sabonetes adstringentes e à base de ácido salicílico, já que o ativo contribui para o controle da oleosidade, previne acnes e espinhas, além de ajudar na hidratação.
Salon Line recomenda: Sabonete Líquido Facial Tiye Hidrata & Matifica
O Sabonete Líquido Facial Salon Line é ideal para peles mistas e oleosas, pois sua fórmula contém ácido salicílico, que auxilia no controle da oleosidade, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas no rosto, além de ácido hialurônico e vitamina B5, ativos com alto poder de hidratação.
Sabonete para pele seca
Quem possui a pele seca precisa optar por um sabonete que consiga higienizar, mas sem ressecar ainda mais a pele. Por isso, fique atenta: o produto deve ajudar na hidratação e a acalmar a derme, por isso, opte por fórmulas à base de óleo e com ativos ultra hidratantes.
Salon Line recomenda: Sabonete Líquido Facial Tiye Hidrata & Repara
A Salon Line desenvolveu o Sabonete Líquido Facial Hidrata & Repara para peles secas, sensíveis e normais. O produto promove limpeza suave e remoção das impurezas, tudo sem agredir ou ressecar a pele. Sua fórmula contém manteiga de karité e pantenol, ativos ultra hidratantes. Além disso, contém extrato de camomila, propriedade calmante, que ajuda a evitar irritações.
Sabonete para pele mista
A pele mista possui oleosidade excessiva na zona T do rosto (nariz, testa e queixo) e aspecto normal ou seco nas demais áreas. Por isso, é necessário usar um sabonete facial desenvolvido para esse tipo de pele. O produto deve promover uma limpeza equilibrada e manter a hidratação natural da face, aposte em ativos como o ácido salicílico, que ajuda no controle do brilho, e o ácido hialurônico, propriedade hidratante e revitalizante.
Sabonete para pele normal
As peles normais, geralmente, não apresentam ressecamento ou excesso de oleosidade. O sabonete para esse tipo de pele deve conter em sua fórmula ingredientes hidratantes para manter a saúde da região, além de oferecer limpeza suave, para não ressecar ou agredir a derme. Opte por um sabonete com ceramida, já que o ativo possui um importante papel na função de barreira da pele, protegendo-a de agressões externas. Inclua também a vitamina C na sua rotina de limpeza, pois ela conta com a ação antioxidante, que atua na preservação do envelhecimento da pele.
Tipos de sabonete para o rosto
Agora que já sabe como escolher o produto certo para o seu tipo de pele, conheça os tipos de sabonetes faciais e suas recomendações. Confira abaixo!
Sabonete líquido para o rosto
Esse tipo de textura é a mais recomendada para peles sensíveis, acneicas, com rosácea ou com dermatite (inflamação na pele). O sabonete líquido para o rosto é menos irritante e agressivo para a derme. Contudo, é necessário verificar a indicação e ingredientes no rótulo para evitar que algum problema se agrave.
Sabonete em barra para o rosto
Os sabonetes em barra para rosto, geralmente, possuem mais agentes de limpeza na composição, promovendo uma limpeza de pele mais profunda. Esse produto não é indicado para peles sensíveis ou suscetíveis à irritação, já que pode causar agressões.
Sabonete em gel para o rosto
O sabonete em gel ajuda na desobstrução dos poros, na redução do excesso de oleosidade, além de ajudar a combater a acne, isso porque costuma ter uma formulação com ativos que promovem limpeza profunda.
Os produtos em gel são indicados para peles mistas e oleosas e, na maioria das vezes, possuem propriedades antissépticas e esfoliantes, o que favorece na saúde desses tipos de pele.
Como higienizar o rosto corretamente?
Para que o sabonete facial seja eficaz, é necessário usá-lo corretamente. Confira o passo a passo para higienizar sua pele corretamente na sua rotina skincare.
Passo 1: umedeça o rosto com água corrente;
Passo 2: aplique um pouco do sabonete facial na mão ou use diretamente na pele, caso seja um sabonete em barra;
Passo 3: espalhe o produto no rosto com auxilio das mãos, de forma uniforme, fazendo movimentos suaves e circulares;
Passo 4: enxágue a face até eliminar o excesso do produto;
Passo 5: seque o rosto com uma toalha de algodão dando leves apertos contra a face, sem esfregar.
Quantas vezes ao dia devo lavar o rosto?
É necessário repetir o ritual de limpeza facial, no mínimo, duas vezes ao dia. Durante o dia, higienize o rosto antes da hidratação e da proteção solar. E à noite, antes da hidratação ou máscara de tratamento noturno.
Sabonete esfoliante para o rosto: Quando devo usar?
A esfoliação facial é uma etapa muito importante na rotina de cuidados com a pele. Ela auxilia na remoção das células mortas, estimulando a renovação celular e, assim, favorecendo o rejuvenescimento, a limpeza e a hidratação da pele.
O sabonete esfoliante para o rosto, por conta do seu efeito abrasivo na pele, deve ser utilizado 2 vezes na semana nos casos de peles oleosas e uma vez por semana, se a derme for mais seca. Além disso, quem possui sensibilidade deve usar o produto apenas com indicação médica, afinal, ele pode agredir a derme e causar lesões.
Salon Line Recomenda: Sabonete Facial Esfoliante Tiye Hidrata & Matifica
O Sabonete Facial Esfoliante Tiye possui ação antioleosidade, remove as impurezas e estimula a renovação celular sem ressecar ou agredir a pele. Sua fórmula contém cristais de quartzo, que proporcionam esfoliação suave, além de ácido salicílico, que controla a oleosidade, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas. Também possui ácido hialurônico e vitamina B5, poderosos ativos hidratantes. O produto é indicado para peles mistas e oleosas.
Gostou das dicas sobre sabonete para o rosto? Agora coloque todas as orientações em prática e garanta uma pele livre de sujidade, cravos e espinhas.
E atenção: se você está seguindo regradamente uma rotina skincare, mas sente que sua pele continua com brilho em excesso, pode estar enfrentando um efeito rebote. Clique e leia mais sobre o assunto ou consulte o seu dermatologista.