5 dicas de como ter uma noite de sono tranquila

  •  Icone Calendario10 de janeiro de 2022
  •  Icone Relogio 10:08
  •  
  • Talitha Benjamin
 Como dormir melhor e ter um sono tranquilo

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 1 em cada 3 brasileiros sofre de insônia, distúrbio que envolve a dificuldade para pegar no sono ou se manter adormecido. Você provavelmente já deve ter percebido como uma noite mal dormida pode afetar o seu dia, mas a falta de um sono tranquilo por muito tempo pode ter severos impactos na sua saúde física e mental.

Queda na produtividade, falta de concentração, sono fora de hora, irritabilidade, desequilíbrio no apetite… Tudo isso são sinais de que você precisa dormir melhor. Uma das principais causas da insônia ou de outros distúrbios do sono são problemas psicofisiológicos, ou seja, estresse e ansiedade. Além disso, o uso de medicamentos, doenças respiratórias e dores também podem atrapalhar na hora de dormir. Antes de qualquer coisa, é preciso estar em dia com a sua saúde física e mental e eliminar tudo o que pode estar interferindo no seu descanso. Para além de um check up completo, reunimos aqui 5 dicas valiosas para dormir bem

Adote e respeite a hora do sono

Uma boa noite de sono deve durar entre 7 a  9 horas. Para dormir bem, o ideal é deitar-se e acordar regularmente nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga ou finais de semana. A dica para respeitar os horários é recorrer ao alarme para deitar no horário certo, e para acordar cedo, coloque o dispositivo longe da cama, para ter que levantar para desligá-lo e despertar com mais facilidade.

Faça exercícios físicos regularmente

Dormir bem e se exercitar tem uma relação direta, com um sendo benéfico para o outro. Quanto mais você se movimenta, aumenta também a qualidade do sono, que em compensação, te revigora e prepara para a atividade física. O exercício libera substâncias relaxantes que ajudam na indução do sono, mas atenção: o ideal é praticar a atividade física apenas até 6 horas antes do horário de dormir, para não atrapalhar o sono. Pelo menos 30 minutos de exercício diariamente é o suficiente para te ajudar a dormir. 

Atente-se ao quarto onde dorme

O lugar de dormir deve ser silencioso e escuro. Usar um protetor de ouvido, máscara nos olhos e roupas leves pode ajudar a deixar o sono ainda mais confortável. Barulhos, claridade e roupas muito apertadas diminuem a qualidade do sono. Além disso, evite distrações algumas horas antes de dormir, como as luzes do celular, da televisão ou de outros aparelhos, para aumentar o nível de relaxamento.

Cuidado com a alimentação

Alimentos pesados, ricos em gorduras, proteínas ou ultraprocessados, quando consumidos em excesso ou à noite, atrapalham o sono. Bebidas estimulantes como café, chá e refrigerantes e bebidas alcoólicas também deixam o organismo em alerta. O ideal é consumir alimentos leves, como vegetais, legumes e frutas para melhorar a qualidade do sono e ajudar a dormir. 

Cuidado com o excesso de tempo em telas

Cada dia que passa, o nosso tempo de tela aumenta cada vez mais, o que deixa a hora de dormir ainda mais turbulenta, e atrapalha ainda mais o sono de quem sofre com insônia. O ideal é diminuir o tempo de uso desses aparelhos eletrônicos (celular, notebook, computador ou tablet) sempre que possível, já que a luz emitida por esses dispositivos bloqueia a produção de melatonina, o hormônio responsável por nos ajudar a pegar no sono. 

Seguindo essas dicas, você investe em um sono muito melhor! Aproveite para aprender outros hábitos que vão fazer toda a diferença na sua rotina:



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

Pular para o conteúdo