Período fértil: aprenda a identificar os sinais do corpo
- 8 de outubro de 2021
- 15:59
- Talitha Benjamin
O corpo da mulher possui diversas características que o diferencia do masculino. O sistema reprodutivo feminino é fascinante em seu funcionamento, e estar sempre atenta a ele é fundamental para manter a saúde em dia. Conhecer a fundo o que significa período fértil, por exemplo, é essencial para planejar ou evitar uma gravidez, e ainda manter o organismo bem equilibrado.
O período fértil trata-se do espaço de tempo do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar. Durante esta janela, o corpo feminino se prepara para gerar uma vida. Os níveis de estrogênio aumentam, e a libido também. É durante o período fértil que ocorre a ovulação, que é quando um óvulo maduro sai do ovário, viajando pelas trompas e chegando até o útero. Lá, se entrar em contato com espermatozoides, o óvulo será fecundado, e assim, dará início a gestação.
Entender este processo do corpo é importantíssimo para a sua saúde, portanto, fique ligada para aprender como calcular o período fértil e estar mais atenta aos sinais que o seu corpo dá. Veja:
Como saber se estou no período fértil?
Para descobrir quais dias fazem parte do período fértil, o cálculo é feito da seguinte maneira: você deve contar 14 dias após o primeiro dia da sua menstruação, e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. Se, por exemplo, a sua menstruação veio no dia 1 de janeiro (início do ciclo menstrual), 14 dias depois, você estará ovulando. Acrescentando 3 dias antes e depois desta data, você terá os dias da sua janela de fertilidade, que neste caso, são nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro, o que significa que o período fértil dura, em média, 7 dias.
Leia também: Menstruação livre: o benefícios para o corpo feminino.
Este cálculo é feito baseado em um ciclo menstrual regular, ou seja, que dura de 28 a 35 dias. Se este não é caso, é necessário que o período menstrual seja calculado com base nos últimos 6 meses, junto a um ginecologista. Assim, com base no ciclo mais curto e no mais longo dos últimos 6 meses, será obtido uma janela de 7 dias em que as probabilidades de gravidez serão mais altas.
Quem toma anticoncepcional tem período fértil?
A ação do anticoncepcional oral ou implantado é de inibir a ovulação, e também alterar o endométrio uterino e o muco cervical, diminuindo assim as chances da concepção. Quem toma anticoncepcional diariamente, sempre no mesmo horário e de forma correta, não ovula, logo, não tem período fértil.
Leia também: Mitos e verdades da pílula do dia seguinte!
No entanto, em casos de esquecimento, especialmente na primeira semana da cartela, existe a chance da ovulação e da liberação do óvulo, que pode ser fecundado por um espermatozoide, já que ele pode sobreviver no interior da mulher por até 5 dias.
Existem sintomas do período fértil?
O principal sintoma que sinaliza o começo do período fértil é o aumento da libido, ou seja, do desejo sexual, graças ao aumento dos níveis de estrogênio e da testosterona. Além disso, as secreções vaginais também aumentam, com o propósito de tornar a relação sexual mais confortável. Durante o período fértil, a mulher também pode notar alterações de humor e instabilidade emocional, com mais sensibilidade nos seios, e também pode sentir dores abdominais, semelhantes à cólica, pontualmente.
É possível engravidar fora do período fértil?
O período fértil trata-se de 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação, portanto se a relação sexual sem contracepção acontecer nesses dias, as chances de gravidez serão altas. Fora do período fértil é praticamente impossível ocorrer uma gestação. No entanto, a janela de fertilidade não acontecerá sempre nos mesmos dias, ou seja, ela varia conforme o ciclo menstrual. Por essa razão, muitas mulheres se confundem e acabam engravidando fora do que elas esperam ser o seu período fértil. Há também o fato de que o espermatozoide pode sobreviver até 5 dias no sistema reprodutor feminino, o que significa que se houver relação sexual em até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.
Estar atenta ao funcionamento do sistema reprodutor é extremamente importante para a saúde da mulher. Se liga nestes outros conteúdos para se informar: