O que é beleza limpa?
- 26 de julho de 2021
- 10:05
- Luana Queiroz
Por que usar cosméticos naturais, sem ingredientes suspeitos para o corpo e para natureza e que tenham uma cadeia de produção sustentável? Esse é um questionamento que tem ganhado força na cabeça dos consumidores e movimentado o mercado de beleza para alternativas mais limpas e sustentáveis, promovendo o autocuidado sem deixar de lado o planeta.
E dentro dessa nova maneira de consumir surgiu a clean beauty, uma forte tendência do setor que tem ganhado expressivo espaço no mercado. Segundo o relatório British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$127 bilhões) e só no Brasil esse segmento já movimenta R$3 bi por ano.
Mas não pense que a clean beauty é um movimento novo. Para se ter uma noção, dados do relatório Clean Beauty – US já mostravam que, entre 2014 e 2019, as menções à #cleanbeauty nas mídias sociais cresceram 623% só nos EUA.
Mas afinal, o que é clean beauty?
Clean beauty o que é?
Clean beauty, em português beleza limpa, é um movimento que tem como princípio o consumo de produtos de forma mais consciente e sustentável, levando em consideração a saúde do consumidor e os impactos no meio ambiente.
O conceito de beleza limpa não diz respeito apenas às matérias primas do produto em si, mas também abrange a cadeia de produção. Ou seja, mais do que produtos livres de ingredientes tóxicos, a beleza limpa incentiva um processo de produção responsável, sem danos para todas as partes envolvidas e para o ecossistema.
Junto de outros movimentos como o slow beauty (consumo mais desacelerado) e green beauty (com maior foco no impacto ambiental), a clean beauty é uma nova prática que busca fórmulas livres de ingredientes considerados tóxicos e ações mais transparentes e éticas.
Clean beauty: produtos banidos
O conceito de beleza limpa trabalha com a exclusão de ingredientes que sejam suspeitos, ou seja, considerados tóxicos e que podem fazer mal para as pessoas e para o meio ambiente. Mesmo que sejam permitidos pelas regulamentações sanitárias, ainda não há comprovações dos efeitos dessas substâncias a longo prazo.
Por isso, embora ainda não haja uma regulamentação sobre beleza limpa, o movimento exclui alguns produtos por terem em suas composições ingredientes que podem ser prejudiciais.
Clean beauty: será que é pra você?
Caso tenha ficado interessada pela beleza limpa, mas não sabe ao certo se ela se encaixa na sua vida, veja alguns indicativos que podem mostrar que essa nova maneira de se cuidar pode ser pra você:
- Se preocupa com o meio ambiente.
- Encara o autocuidado de forma mais ampla.
- Quer adotar um consumo mais consciente.
- Está disposta a ter uma vida mais sustentável.
- Pretende consumir produtos mais naturais.
Acredita em um ou mais itens da lista acima? Então a beleza limpa tem tudo a ver com você! E para dar o primeiro passo, você precisa não apenas entender como é a cadeia de produção e ingredientes dos produtos que já consome, mas também entender tudo que o está nas embalagens.
Para a clean beauty fazer parte da sua rotina, entenda as expressões e símbolos usados nos rótulos de produtos e tenha autonomia e consciência sobre o que você consome!