Corte químico: como segurar essa barra e salvar os cabelos?
- 7 de junho de 2018
- 08:24
- Thauany Lima
As mulheres adoram mudanças, estão sempre alterando a cor, formato dos fios e, por conta disso, submetem os fios a químicas potentes que causam danos irreversíveis ao cabelo.
Esses danos são conhecidos como “corte químico”, que é basicamente uma desestruturação na fibra capilar, causando quebra e quedas do cabelo.
Geralmente esses fatores acontecem depois do uso de químicas de alisamento, relaxamento ou descoloração, podendo ser notados na hora do enxágue das substancias.
É muito provável que o corte químico seja causado por erros de aplicação, tempo de ação, excesso e potencia do alisamento ou não compatibilidade de químicas.
Corte químico: como salvar esse cabelo?
O corte químico aconteceu, agora é preciso investir nos cinco passos mais importantes para conseguir recuperar o cabelo, confira todos a baixo.
Corte imediato
É muito triste, mas é preciso cortar o cabelo danificado para deixar o aspecto dos fios melhor.
O cabelo após o corte químico vai parecer mastigado, por isso, corte as pontas, mesmo que seja muito cabelo, é necessário.
O corte químico vai deixar as pontas dos fios mastigadas, ressecadas e embaraçadas, por isso, corte pelo menos 3 dedos de pontas, mesmo que o cabelo fique mais curto a estética ficará melhor, acredite!
Paciência
A paciência é um requesito fundamental no corte químico, afinal, não é um preocesso rápido recuperar a saúde capilar, podendo demorar mais de dois anos dependendo do dano e velocidade de crescimento.
Por isso, tenha paciência, essa é a única maneira de conseguir recuperar o cabelo que deseja novamente.
Cronograma capilar
Cuidados rotineiros devem existir sempre, afinal, todo cabelo precisa de cuidados e reposições de vitaminas e nutrientes.
Um cabelo danificado e que passou pelo corte químico precisa de um tratamento de choque, priorizando sempre a reconstrução capilar.
O cronograma capilar se consiste em um tratamento completo para devolver tudo que o cabelo precisa para se manter saudável, ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução.
Ele é uma agenda de cuidados que ordenam o tratamento a ser feito por semana, equilibrando as reposições necessárias para os fios.
A hidratação e nutrição são as mais destacadas em um cronograma, mas para cabelos com esse grau de dano é preciso acrescentar mais reconstrução ao cronograma, isso porque, a reconstrução é formada por queratina que reestrutura a massa capilar e fortalece os fios.
É possível montar um cronograma individual para reparar danos particulares, veja todas as dicas de como fazer o cronograma capilar na nossa página.
Esqueça as químicas por um tempo
Se o cabelo já está danificado, não faz sentido continuar danificando a fibra capilar, por isso, corra das químicas até retomar a saúde dos fios.
Usar química encima de química pode causar mais cortes químicos e agravar ainda mais o problema do seu cabelo.
Nada de chapinha e modelador
Esse é um passo muito importante e que deve ser levado muito a sério, afinal, esses dois elétricos podem piorar ainda mais a situação do seu cabelo.
Usar modelador e chapinha com os fios danificados ou após um corte químico deixará o cabelo mais elástico e quebradiço. Além disso, corra de água quente, ela também pode prejudicar a evolução do cabelo.
Gostou das dicas de como recuperar o cabelo do corte químico? Agora confira o passo a passo de como realizar uma reconstrução poderosa para salvar os fios, combinado!?