Penteados para academia
Por Rafaela Oliveira
Você já deve ter ouvido falar da cauterização capilar por aí. Muito conhecida, ela é um dos tratamentos mais populares nos salões de beleza e é indicado para mulheres que fazem químicas, colorem os fios e usam frequentemente o secador, prancha e o modelador nos cabelos. É um tratamento intensivo com o objetivo de recuperar a saúde e a vitalidade das fibras capilares danificadas, ressecadas, quebradiças e com pontas duplas.
Diante dessas informações você já consegue identificar se o seu cabelo precisa de uma cauterização? Que tal entender um pouquinho mais sobre essa técnica de recuperação dos fios?
A cauterização capilar é um tratamento com foco em reconstruir a estrutura dos fios, reparando danos causados por processos químicos, exposição excessiva ao calor, uso frequente de ferramentas de styling, e outros aspectos. O processo de cauterização envolve a aplicação de um produto à base de queratina nos fios, seguido de calor para selar e reconstruir a cutícula capilar.
A queratina é uma proteína encontrada naturalmente nos cabelos, pele e unhas. Nas madeixas ela é responsável por 90% da sua composição e é o que garante a força, elasticidade e proteção para os cabelos. Assim, a cauterização capilar faz a reposição dessa proteína perdida através da aplicação da queratina e selagem da prancha. Como resultado, o cabelo volta a ter brilho, força, maciez e o frizz é reduzido significativamente.
A cauterização capilar é recomendada para cabelos danificados, ou seja, fios que estejam muito ressecados, quebradiços e com pontas duplas. Também é indicada quando os fios são frequentemente submetidos a processos químicos, como descoloração, coloração, alisamento, e outros.
É importante lembrar que a cauterização não deve ser feita em cabelos saudáveis, pois a reposição de queratina pode resultar em excesso desse ativo, o que deixará os fios rígidos e quebradiços.
A cauterização capilar deve ser realizada por um profissional experiente, pois envolve o uso de produtos específicos e fonte calor. O processo geralmente envolve as seguintes etapas:
O efeito da cauterização capilar pode variar de pessoa para pessoa e depende muito do estado do cabelo, dos cuidados pós-tratamento e de outros fatores. Em geral, o efeito da cauterização pode durar de 4 a 6 semanas, mas é importante manter uma rotina de cuidados adequada para prolongar os resultados.
Antes de fazer a cauterização capilar, é importante considerar alguns pontos:
É possível fazer cauterização em casa, mas isso não é indicado para todo mundo. O ideal mesmo é procurar um bom cabeleireiro para que ele avalie o estado dos seus fios e indique se a cauterização capilar é realmente o tratamento ideal e qual a melhor forma de fazer. Diante de todas essas recomendações, vale destacar que tentar fazer a cauterização em casa pode resultar em danos aos fios e não trazer os benefícios desejados.
Embora sejam tratamentos capilares semelhantes, a cauterização e a reconstrução capilar têm diferenças. A cauterização é um tratamento mais intenso, que ajuda a reconstruir a estrutura dos fios danificados, sendo recomendado um serviço profissional para obter os resultados desejados.
Já a reconstrução é um tratamento mais “suave” que repõe nutrientes e proteínas essenciais (inclusive queratina) para manter a saúde do cabelo. Na reconstrução, no entanto, não é necessário usar ferramentas de calor e é completamente possível e recomendável fazer em casa, dentro de um cronograma capilar com produtos como máscaras de hidratação, creme para pentear e finalizadores.
As cacheadas e crespas que curtem a curvatura natural dos seus fios costumam ficar bem preocupadas com a cauterização capilar. Isso porque muitas delas entendem que, se o tratamento utiliza chapinha, provavelmente vai acabar alisando os cabelos.
A boa notícia é que a cauterização capilar não tem como objetivo principal alisar o cabelo. Apesar de o secador e a prancha serem usados no tratamento para selar a queratina nas madeixas, a cauterização no cabelo não alisa. É claro que logo depois da cauterização, seus cabelos ficarão lisos por causa da ação da prancha, mas depois de lavá-los você terá sua textura natural de volta.
Vale ressaltar, novamente, que a cauterização capilar não é um tratamento alisante e não deve ser feita com esse propósito. Esse é um tratamento eficaz para recuperar a saúde e a vitalidade dos cabelos danificados. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tratamento, é hora de avaliar e colocar a saúde dos fios em dia, hein?!