O que são os superalimentos e como incluí-los no cardápio?
- 30 de junho de 2019
- 09:49
- Talitha Benjamin
Não seria ótimo se existisse algum alimento que, sozinho, conseguisse prevenir doenças, emagrecer, deixar a pele linda e aumentasse a qualidade de vida? Pois é justamente essa a promessa dos superalimentos, termo que vem aparecendo cada vez no meio da nutrição e cuidado com a saúde. Mas será que eles são tão milagrosos assim?
Conversamos com a nutricionista Bianca Giannatempo para conhecer mais sobre os superalimentos e como consumi-los corretamente.
O que são os “superalimentos”?
São alimentos que tem a capacidade de trazer grandes benefícios para a saúde, pois possuem em sua composição uma quantidade grande de vitaminas, nutrientes, minerais e antioxidantes.
Cada alimento possui uma composição diferente, mas em geral, os chamados superalimentos são mais saudáveis do que os alimentos normais, e vão trazer mais benefícios para a saúde.
No entanto, segundo a nutricionista Bianca, os alimentos devem ser consumidos corretamente para que realmente tragam algum tipo de benefício, já que nenhum alimento sozinho vai melhorar a sua alimentação ou prevenir doenças.
“É necessário manter uma alimentação saudável para que que haja, de fato, alguma melhoria”, alerta a nutricionista.
O açaí, por exemplo, é rico em carboidratos, antioxidantes, e pode melhorar a pressão sanguínea, mas apenas se consumido de forma correta: “todos esses benefícios são encontrados no açaí puro, acrescentar leite condensado, xarope de guaraná e todas as outras guloseimas como é de costume, não é uma boa opção”.
Outros alimentos que também entram na definição de superalimentos são as sementes de chia e linhaça.
Presentes na maioria das dietas de emagrecimento, ambas têm propriedades bem similares, com uma alta quantidade de fibras.
Leia também: Dieta sem carboidrato: saiba como levar uma vida low carb
Essas sementinhas são uma delícia e podem ser consumidas em um monte de coisas: iogurtes, sucos, vitaminas, e também em massas de pão e de tapioca. Mas, lembre-se: tudo saudável!
Outras comidas saudáveis que estão na categoria de superalimentos para se alimentar melhor
Quinoa
Considerado o vegetal mais nutritivo do mundo, a quinoa tem mais ferro que o feijão, além de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio e ácidos graxos – importantes para reduzir o colesterol, grande vilão para a saúde do coração.
Óleo de coco
Assim como outros superalimentos, o óleo de coco é rico em ácido láurico, que segundo a nutricionista Bianca “é um tipo de gordura saturada de alta digestibilidade, que pode aumentar a taxa de oxidação de gordura, principalmente em casos de sobrepeso e obesidade”. Geralmente é consumido é em bebidas, como cafés, chás e sucos, e também no preparo dos alimentos.
Agora que você sabe o que são os superalimentos e como incluí-los no seu cardápio.
Parabéns pelo conteúdo, é sempre bom cuidar da saúde. Obrigada por compartilhar com a gente, adorei!