Como escolher o melhor protetor solar?
- 23 de janeiro de 2023
- 23:18
Quando pensamos na rotina de cuidados com a pele, falar da importância do protetor solar é tão comum que pode até parecer repetitivo. No entanto, poucas pessoas já adotaram o hábito de usar esse item todos os dias. Uma pesquisa conduzida pelo especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho, aponta que 62% dos brasileiros ainda não usam o protetor solar diariamente, um dado preocupante, considerando que este produto vai muito mais além do que um simples item na rotina de skincare.
Pois é, se você não está usando o protetor solar sempre que possível, pode começar a repensar os hábitos: ele é o único capaz de prevenir o envelhecimento precoce, rugas, manchas e evita uma série de doenças, queimaduras e também o câncer de pele, causados pela exposição excessiva ao sol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, exemplificando o quanto essa proteção diária é importante, principalmente nas estações mais quentes, com dias mais longos e temperaturas mais altas, em que a exposição ao sol é bem maior.
Mas assim como outros produtos cosméticos, existem inúmeras opções de protetor solar no mercado. Entre diferentes texturas, funcionalidades, e marcas, escolher a melhor opção pode ser um pouco complicado. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como escolher o melhor protetor solar para o rosto e pele do corpo. Vem ver!
Como escolher o melhor protetor solar: o que é FPS?
A sigla FPS significa “fator de proteção solar”, e é o índice que determina o tempo de exposição solar até que se formem as primeiras manchas avermelhadas na pele. Por exemplo, se a sua pele leva cerca de 20 minutos para queimar, um protetor solar de FPS 15, irá oferecer 15 vezes mais tempo de proteção, ou seja, 300 minutos, antes da pele ficar vermelha.
Para escolher o protetor solar ideal para você, é necessário entender qual é o tipo de proteção que a sua pele precisa. Peles mais claras e sensíveis tendem a queimar mais rápido, enquanto as mais escuras demoram mais para serem afetadas visivelmente pela radiação. Por isso, os protetores com o FPS mais alto proporcionam uma segurança bem maior quando comparados aos outros.
Tipos de protetor solar: quais são as fórmulas existentes?
Além de atentar-se ao FPS, é importante também conhecer sobre os diferentes tipos de fórmula de proteção solar para entender qual funciona melhor para a sua pele. Veja:
Protetor solar físico: é o protetor que contém partículas de dióxido de titânio e o óxido de zinco minerais. Eles formam uma espécie de película que protege contra os raios solares, mas não são absorvidos pela pele. Por isso, essa versão, geralmente, costuma deixar uma aparência esbranquiçada no rosto, e é mais indicada para peles sensíveis e com alergias.
Protetor solar químico: já o protetor solar químico tem em sua composição componentes químicos que, quando absorvidos pela pele, evitam a produção de radicais livres, ou seja, evitando a queimadura e o envelhecimento precoce. Por ter uma textura mais leve e facilmente absorvida, costuma custar um pouco mais do que o físico.
Como escolher o melhor protetor solar: qual é o formato ideal para a sua pele?
Após escolher qual o FPS e qual a melhor fórmula para o seu protetor, chegou a hora da aplicação: atualmente, existem inúmeros formatos de protetor solar para escolher. Veja alguns abaixo:
Protetor solar cremoso: amplamente oferecida pelo mercado, essa versão do produto é a mais fácil de aplicar por conta da sua consistência. No entanto, dependendo da sua fórmula, pode apresentar certa dificuldade para “desaparecer” na pele, deixando um aspecto esbranquiçado ou acinzentado.
Protetor solar líquido/gel: a consistência aquosa facilita a aplicação e a secagem do protetor solar, sendo especialmente indicado para quem busca uma solução invisível e seca do protetor, ideal para peles oleosas.
Protetor solar com cor: opção que une proteção solar e uniformização suave da pele, essa versão é ideal para os dias corridos em que você deseja uma pele mais natural, porém, sem abrir mão da maquiagem. Além disso, os pigmentos de cor ajudam a proteger a pele contra a luz invisível, como a do computador.
Protetor solar em pó: em geral, o protetor em pó possui cor e é a opção perfeita para reaplicações e também para evitar danificar a maquiagem.
Pele oleosa, seca ou sensível: qual é o melhor protetor solar?
Para saber qual é o melhor protetor solar para o rosto, o ideal é conhecer o seu tipo de pele e entender quais consistências, fórmulas e formatos de protetor funcionam melhor. Olha só
Pele seca: alguns hidratantes possuem proteção solar, por isso, é uma ótima opção para peles secas. Basta atentar-se ao número de FPS e garantir que ele é o suficiente para a proteção da sua pele.
Pele oleosa: procure por protetores solares oil-free, ou seja, sem a adição de óleos, e também com consistências mais leves, como os géis, líquidos e até mesmo o protetor em pó.
Peles sensíveis ou alérgicas: para peles que facilmente sofrem com irritações, o ideal é buscar por protetores físicos que contenham poucos ingredientes e uma textura facilmente absorvida.
É bom lembrar que, além de diversas opções já existentes no mercado de dermocosméticos, você também pode buscar uma orientação de um profissional dermatologista, que irá indicar uma fórmula específica para as necessidades da sua pele.